Links de Acesso

Primárias Republicanas: Romney consolida posição


As percentagens da vitória
As percentagens da vitória

Luta pela nomeação poderá prolongar-se até ao fim das primárias

O antigo governador do Massachussets Mitt Romney consolidou a sua posição de favorito como candidato republicano às presidenciais de Novembro ao vencer ontem as eleições primárias de Michigan e Arizona.

Mitt Romney teve uma vitória fácil no estado do Arizona com 47% dos votos contra 27% de Rick Santorum, 16% de Newt Gincrich e 8% de Ron Paul

Mas as atenções estavam viradas para Michigan onde durante duas semanas as sondagens indicavam uma possível vitria de Santorum.

Isso seria visto como mais um revés à candidatura de Romney que muitos consideravam de início a inevitável escolha ds republicanos mas que na campanha sofreu já derrotas em vários estados.

Contudo Romney venceu Michigan com 41,1% dos votos contra 38% de Santorum.

Romney aproveitou a vitória para se tentar apresentar como o candidato republicano atacando o presidente Obama

“Ele não responde à vontade do povo e num segundo mandato não teria os limites de uma batalha pela reeleição,” disse Romney.

“Se há algo que não podemos ter é quatro anos de Barack Obama sem ter nada a que responder. Por isso vamos tira-lo da presidencia e manda-lo para casa,” acrescentou.

Mas o que é certo é que a vitória de Michigan não signfica que a nomeação esteja garantida. Santorum por exemplo espera que o bom resultado que obteve em Michigan sirva para encorajar votos a seu favor quando dez estados votarem a 6 de Março na chamada “Super Terça-feira”.

Santorum disse permanecer leal aos princípios conservadores e ao princípio de um governo mais pequeno e menos omnipresente.

“Isto vai ao fundo da questão de quem somos como americanos,” disse Santorum.

“Somos nós um país que acredita em governos grandes? Acreditamos nós que uma elite pode mandar em nós? Ou acreditamos num povo livre, numa economia livre e na construção de uma grande América de baixo para cima?,” perguntou ele.

Santorum obteve grande número de votos em Michigan com a ajuda de conservadores em questões sociais centrados em questões como o aborto, casamento entre homosexuais e em questões religiosas.

Tal como em outros estados Romney continua a ter dificuldades em atraír para o seu lado a ala mais conservadora do Partido Republicano que têm dúvidas quanto ao seu passado de conservador moderado quando foi governador de Massachussets.

Na “Super Terça-feira” Romney irá fazer também face à campanha de newt Gingrich que práticamente ignorou as primàrias de ontem para se concentrar em fazer campanha nos estados em luta a 6 de março. Gingrich é, por exemplo, favorito para vencer na Georgia.

O principal estado em luta nesse dia será o Ohio onde esté em jogo um grande número de delegados à convenção e onde as sondagens indicam Santorum com vantagem.

É agora provàvel que mesmo após a “Super Terça-feira” os candidatos tenham que continuar a lutar pelos delegados que lhes possam garantir a nomeação na convençaõ do partido em Agosto.

Romney tem actualmente 142 delegados, Santorum 59, Gingrich 32 e Ron Paul 20

XS
SM
MD
LG