Links de Acesso

São Tomé e Príncipe: Governo diz ter iniciado o pagamento de bolsas aos estudantes


São Tomé e Príncipe: Governo diz ter iniciado o pagamento de bolsas aos estudantes
São Tomé e Príncipe: Governo diz ter iniciado o pagamento de bolsas aos estudantes

Direcção de Tesouro disse a Voz da América que o processo de pagamento arrancou há duas semanas

O governo de São Tomé e Príncipe disse ter dado o inicio ao pagamento das bolsas de estudos dos estudantes no estrangeiro cujos atrasos em alguns países chegaram a ultrapassar nove meses.

Segundo uma fonte da direcção do Tesouro santomense o governo começou há duas semanas o pagamento dessas bolsas.

A mesma fonte não revelou no entanto as modalidades e nem os países em que se estavam a proceder esses mesmos pagamentos.

De recordar ainda que na semana passada um colectivo de bolseiros santomenses no Reino do Marrocos enviou uma carta data de 16 de Fevereiro ao governo reclamando o atraso no pagamento das bolsas. Os estudantes em Marrocos estão há quatro meses sem bolsas.

Um outro colectivo de estudantes, em Cuba também dirigiu uma solicitação ao governo datada de 08 de Fevereiro na qual diz estar há nove meses sem bolsas de estudos.

O governo através do ministro da educação Olinto Daio, a 10 de Fevereiro, reconheceu que iria ser difícil pagar a tempo essas bolsas de estudos. O ministro justificou-se afirmando que se aguardava pela promulgação do Orçamento Geral do Estado, pelo presidente da república Fradique de Menezes.

Entretanto fonte da presidência da república contactada hoje pela Voz da América disse que a lei do Orçamento Geral do Estado só deu entrada no gabinete presidencial no dia 11 de Fevereiro, um dia depois da entrevista do ministro Olinto Daio, tendo sido promulgada quatro dias depois, ou seja no dia 15 deste mês.

Seja como, for e apesar das garantias da Direcção do Tesouro de que as bolsas estão a ser pagas há duas semanas, nenhuma das associações dos estudantes contactadas pela Voz da América o pôde confirmar.

Sósimo Leal entrevistou a propósito Flávio Moniz líder dos estudantes em Tanger no Marrocos para obter mais precisões se o pagamento estava mesmo a ser feito.

Oiça e entrevista na barra de som, no cabelhaço desta pagina...

XS
SM
MD
LG