Links de Acesso

Moçambique: Porta-voz de ex-combatentes absolvido e de novo preso.


Moçambique: Porta-voz de ex-combatentes absolvido e de novo preso.
Moçambique: Porta-voz de ex-combatentes absolvido e de novo preso.

Advogado diz tratar-se de manobra judicial para manter porta-voz afastado do Maputo

Preso, levado para Inhambane, julgado, absolvido e depois novamente preso.

Isto foi o que aconteceu ao porta voz da associação dos antigos combatentes, Jossias Matsena que Quinta-feira viveu um acto judicial insólito ao ser julgado, absolvido e novamente detido num processo que o seu advogado considera de tentativa de enfraquecer o grupo a que pertence.


Segundo Samuel Nkamate, advogado de defesa do ex-combatente, o dilema de Matsena, começa a 14 de Fevereiro com uma detenção pela Polícia na cidade da Matola, de onde veio a ser encaminhado, no dia seguinte para a Cadeia Provincial de Inhambane, a mais de 400 quilómetros da capital, indiciado de crime de ofensa à directora local dos assuntos dos combatentes.


Após dez dias de detenção, Matsena foi julgado Quitna-feira e a sentença ditou a sua absolvição.

Logo após a leitura da sentença, Matsena era novamente detido, por uma outra ordem do Tribunal, num outro processo cujo autor não foi possível apurar.

Em contacto com a Reportagem da Voz da América, Samuel Nkamate disse desconhecer o real motivo da nova detenção, mas disse acreditar que o seu constituinte esteja a ser vítima de uma tentativa de manté-lo afastado da cidade do Maputo, onde o grupo de que faz parte, com um grande nível de influência, está numa iminência constante de promover manifestações, reivindicando o pagamento de pensões.

XS
SM
MD
LG