Links de Acesso

Carnaval do Rio: Vila Isabel é favorita com homenagem a Angola


Carnaval do Rio: Vila Isabel é favorita com homenagem a Angola
Carnaval do Rio: Vila Isabel é favorita com homenagem a Angola

A escolha será anunciada amanhã e a escola de Vila Isabel que homenageou Angola este ano está entre as favoritas.

No Brasil é grande a expectativa em redor da escola de samba que se sagrará campeã deste Carnaval.

A escolha será anunciada amanhã e a escola de Vila Isabel que homenageou Angola este ano está entre as favoritas.

A escola Vila Isabel homenageou Angola, com o samba enredo: “Você semba de lá.. que eu sambo cá. Canto Livre da Angola”. (clique aqui para ver fotos em alta resolução)

Nesta terça-feira, logo depois da finalização dos desfiles na Marquês de Sapucaí, foram anunciados os vencedores do Estandarte de Ouro, premiação do jornal o Globo que elege os melhores do Carnaval do Rio. A Vila Isabel ganhou o prêmio Melhor Escola, considerado por muitos uma espécie de Oscar do carnaval carioca.

Arrebatador e arrepiante são alguns dos adjetivos usados pelos brasileiros para descrever o desfile da Vila Isabel, com a temática angolana. Mas, os elogios e as premiações extra-oficiais não garantem a vitória nos desfiles. A escola vai enfrentar outras favoritas como, Beija-Flor, Portela, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira.

A torcida é grande por todos os lados, entre as apontadas como preferidas e as que não se destacaram tanto assim. Ítalo Rude, por exemplo, aposta na vitória da União da Ilha. “Um carnaval maravilhoso. A União da Ilha tem tudo para ficar entre as seis finalistas. Vamos buscar isso, com a ajuda de Deus e dos Orixás e com a força e a garra da nossa comunidade, vamos chegar lá,” afirma.

Já o presidente da Estação Primeira de Mangueira, Ivo Meirelles, acredita no diferencial da escola, que alia o tradicional ao novo. “Por que a Mangueira é a que inventa as coisas. Ela inventou o mestre sala. De bateria, foi a primeira a fazer ala de timbau, em 2007. A Mangueira é muito contemporânea.”

No caso dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, os resultados saem nesta terça-feira. Entre as favoritas, está a Gaviões da Fiel que homenageou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em caso de vitória desta agremiação, fica a expectativa da presença do ex-presidente Lula no desfile das campeãs.

Na Bahia, multidões continuam acompanhando trios elétricos guiados por estrelas da música brasileira. A animação acontece também em várias outras partes do Brasil, incluindo pequenas cidades do interior.

O carnaval 2012 no Brasil, de forma geral, não foi marcado, até agora, por ocorrências policiais graves relacionadas com a festa. O que choca é o número de acidentes nas estradas que cortam o país neste período. Só de sexta-feira até o domingo, quando foi divulgado o último balanço da Polícia Rodoviária Federal, já tinham sido contabilizadas mais de 120 mortes em acidentes, somente nas rodovias federais.

A presidente Dilma Rousseff chegou a pedir, em rede de rádio, cuidado aos motoristas na volta para casa após o feriadão. “Estou acompanhando a folia do carnaval pela televisão. É uma alegria, de fato, contagiante. Temos o maior carnaval do mundo, que atrai turistas de todos os lugares. Brasileiros de várias partes do país também viajam centenas de quilómetros para aproveitar o carnaval,” lembrou a presidente.

“Mas, em meio de tanta festa e tanta diversão, tem uma coisa que me preocupa muito nessa época: são os acidentes de trânsito nas estradas e nas cidades. O que a gente percebe é que, na maioria das vezes, os acidentes poderiam ter sido evitados com um pouco mais de cuidado e responsabilidade dos motoristas,” conclui Dilma.

XS
SM
MD
LG