Links de Acesso

Recolha de cartões de eleitor alimenta polémica em Angola


Assembleia Nacional de Angola
Assembleia Nacional de Angola

Neste período pré eleitoral muitos têm sido os casos de atropelos à Constituição, dizem analistas



Alguns partidos políticos são acusados de estar a proceder à recolha dos dados dos cartões de eleitores. Este assunto tem agitado alguns sectores da sociedade civil e políticos.

O vice-ministro da Ordem do Território e para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida, disse recentemente que a recolha coerciva dos dados dos cartões eleitorais era ilegal.

Neste período pré eleitoral muitos têm sido os casos de atropelos à Constituição. As autoridades responsáveis pela observância da legalidade estão remetidas ao silêncio.

As denúncias sobre a prática da recolha dos dados dos cartões de eleitores expandem-se por todos o país com acusações partilhadas entre a oposição e o partido que sustenta o governo.

As autoridades afirmam que nunca houve qualquer orientação para a recolha de cartões de eleitores como tem vindo a acontecer.

Para comentar o facto o repórter Arão Ndipa conversou com o activista cívico, Minguito Zé e com o presidente do PADDA – Aliança Democrática, Alexandre Sebastião André.

XS
SM
MD
LG