Links de Acesso

Projecto na Huíla promove aproximação entre deputados e cidadãos


Projecto na Huíla promove aproximação entre deputados e cidadãos
Projecto na Huíla promove aproximação entre deputados e cidadãos

Cidadãos serão preparados para desafiar os deputados a irem às comunidades.

7 Fev 2011 - Promover a aproximação entre deputados e as comunidades está na agenda de 2011 da Associação Soka Yola ASY, organização não governamental com sede na cidade do Lubango.

Para desenvolver o projecto, a organização conta com o apoio do Instituto Internacional Democrático, dos Estados Unidos – NDI - com o qual trabalhou no último ano no projecto de reforço da capacidade das organizações da sociedade civil para se engajar com a Assembleia Nacional.

No presente ano foram escolhidos quatro municípios nomeadamente Quipungo, Caluquembe, Cacula e a capital, Lubango.

Contrariamente ao que se deu no anterior projecto, o director executivo da ASY, Bernardo Peso, disse à Voz da América que o actual objectivo é fazer com que as comunidades tenham capacidade de atrair para si os parlamentares:

“Os cidadãos nesses municípios vão estar preparados para desafiar os deputados a irem às comunidades, este é o projecto; e também nós vamos reunir com os deputados, vamos passar a informação até porque eles estão muito sensibilizados e interessados neste projecto. Quando eles tiverem tempo e possam ir às comunidades, se conseguirem realizar um encontro promovido mesmo na base desta interacção deputado e comunidade, a ASY vai ter a responsabilidade de criar condições logísticas. Que não seja a ASY a levar os deputados às comunidades mas nós vamos levar o conhecimento às comunidades para que elas influenciem os deputados a lá irem, e constatarem o que se passa.”

As formações que se vão estender de forma alternada até ao mês de Agosto, vão abranger responsáveis das administrações municipais, autoridades tradicionais e religiosas, estudantes e membros de partidos políticos.

XS
SM
MD
LG