Links de Acesso

Republicanos da Florida escolhem adversário de Obama


Republicanos fazem a sua escolha
Republicanos fazem a sua escolha

Mitt Romney favorito para vencer a 4ª de 50 eleições primárias para escolha do candidato republicano às presidenciais deste ano

Com um vitória nas eleições primárias de hoje na Flórida, Mitt Romney dará um importante passo para a sua nomeação como candidato do Partido Republicano às presidenciais de Novembro.

Antes da votção começar as sondagens indicavam que Romney deveria hoje alcançar uma vitória confortável.
Essas sondagens davam-lhe vantagens desde os cinco aos 20% cento de vantagem.

Até agora já se realizaram três eleições primárias mas na contagem dos delegados para a convenção do partido, o estado da Florida é um dos mais importantes com 50 delegados em jogo e com a particularidade de neste estado o vencedor ganhar para si todos os delegados.

Para além disso, a Florida é considerada um dos mais importantes estados á escala nacional e o impacto de uma vitória irá afectar outras primárias ainda por realizar.

Alexander Burns um analista no jornal Político disse que “na generalidade os republicanos na Florida acreditam que as suas eleições primarias deveriam ser consideradas mais importantes pelos meios de informação e pelos dirigentes partidarios do que as eleições do Iowa, new Hampshire e Carolina do Sul porque é um estado mais representativo do país”.

“Pode-se ser presidente dos Estados Unidos e perder os estados do Iowa New Hampshire e Carolina do Sul mas na generalidade não se pode ser presidente se se perde na Florida,” acrescentou

Uma vitória na Flórida irá portanto consolidar a posição de Mitt Romney como candidato republicano ás presidenciais de Novembro.

Romney tem até agora sido considerado um candidato de pouco carisma e isso traduziu-se ao fim e ao cabo em derrotas nas eleições da Carolina do Sul e Iowa.

Mas súbitamente o seu principal rival Newt Gingrich – que venceu confortávelmente a Carlonia do Sul - começou a caír nas sondagens e peritos acreditam que que isso se deve a uma crescente crença entre os republicanos que Romney será o candidato mais forte para fazer face a Barack Obama em Novembro.

Peter Brown,perito em sondagens da Universidade de Quinniiac na cidade de Orlando na Florida, disse que “os eleitores republicanos na Florida estão á procura da mesma coisa que os outros eleitores na Florida”.

“Procuram alguém com quem compartilhem pontos de vista e valores e que possa derrotar Barack Obama,” disse

Um pormenor interessante é o facto de apesar de Newt Gingrich, o mais directo rival de Romney, ter estado a apresentar-se como o candidato da ala conservadora do partido - o chamado Tea Party - algumas sondagens indicam que mesmo entre os republicanos mais conservadores da Florida, Romney tem a maioria de apoio.

Peter Brown especialista em sondagens afirmaa que se as sondagens se mostrarem certas Romney irá ganhar um enorme impulso com uma vitória hoje.

“Tanto para Romney como para Gingrich, a Florida pode decidir todo o processo,” disse ele.

“ Se Romney vencer na Florida vai ser difícil negar-lhe a nomeação republicana,” acrescentou.

Gingrich indicou já que está disposto a continuar a luta até á convençao republicana. Um candidato precisa de 1.144 delegados para garantir a nomeação.

Com a Florida estarão apenas escolhidos um total de 97 delegados.

XS
SM
MD
LG