Links de Acesso

Moçambique: Caudais dos rios aumentam e ameaçam milhares de pessoas


Região de Mutarara em Moçambique durante as cheias de 2008
Região de Mutarara em Moçambique durante as cheias de 2008

A situação é considerada mais preocupante na zona sul do país, onde o rio Limpopo aumentou de caudal. Este cenário ameaça causar cheias em quatro distritos da província de Gaza.

19 Jan 2011 - O Centro Nacional Operativo de Emergência alerta que a região do baixo Limpopo poderá registar cheias nos próximos dias, afectando cerca de sete mil pessoas.
Está a chover em quase todo o País e nos países vizinhos. Caudais dos rios aumentam, tornando as zonas baixas mais vulneráveis.

Moçambique é atravessado por 15 rios internacionais. As principais barragens estão a fazer descargas. A situação é considerada mais preocupante na zona sul do país, onde o rio Limpopo aumentou de caudal. Este cenário ameaça causar cheias em quatro distritos da província de Gaza.

Face à situação, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades tomou medidas de prevenção, colocando pessoal e barcos no distrito do Chókwè. Entretanto, na cidade de Maputo há famílias afectadas pelas inundações. As suas casas estão alagadas. Um residente de Maputo cuja casa está alagada disse “tentei colocar sacos de areia, mas água é água”.

A Direcção Nacional de Águas, que supervisiona o comportamento das bacias hidrográficas, está apreensiva com a situação. Mas na cidade de Maputo as inundações foram provocadas por chuva que caiu torrencialmente na madrugada de sábado.

O técnico do Instituto Nacional de Meteorologia, Sérgio Buque, disse que foram mais de 100 milímetros de chuva em menos de seis horas, quantidade que em condições normais cai num mês nesta época chuvosa.

Algumas vias de comunicação rodoviária estão interrompidas ou a circulação de viaturas está condicionada devido à destruição de aquedutos. Mas apesar da preocupação, o governo acha que a situação ainda está sob controlo e que não há necessidade de lançar apelo de socorro à comunidade internacional. A época chuvosa em Moçambique termina em Abril.

XS
SM
MD
LG