Links de Acesso

Novo tipo de tuberculose resiste a todos os medicamentos


Novo tipo de tuberculose resiste a todos os medicamentos
Novo tipo de tuberculose resiste a todos os medicamentos

A TB ordinária é facilmente curada tomando antibióticos por seis a nove meses; este novo tipo resiste e mata



A tuberculose (TB) ordinária é facilmente curada tomando antibióticos por seis a nove meses. No entanto, se o tratamento for interrompido ou a dose for cortada, as bactérias teimosas batalham e sofrem mutação para uma estirpe resistente que não pode mais ser morta pelos medicamentos padrão. A doença torna-se mais difícil e mais cara para o tratamento.

Na Índia, os médicos em Bombaim relataram um total de 12 pacientes que não responderam ao tratamento inicial e também não respondem aos medicamentos que tentaram seguir durante uma média de dois a três anos. Três morreram. Nenhuns dos outros foram tratados com sucesso.

Os médicos detalharam os primeiros quatro casos numa carta a uma revista médica americana no mês passado, culpando médicos particulares para a prescrição de planos de medicamentos inadequados, que provocou uma maior resistência em três dos quatro pacientes.

Casos semelhantes altamente resistentes têm sido observados antes. Em 2003, duas mulheres italianas morreram e houve 15 casos relatados do Irão em 2009. Nesse mesmo ano, a Associated Press relatou sobre um caso de um jovem peruano que foi infectado em casa mas que só foi diagnosticado quando visitava o estado da Florida. Ele foi tratado com sucesso durante um ano e meio com doses elevadas de medicamentos experimentais que não são tipicamente usados para TB e que custam a volta de $500,000.

A tuberculose é um flagelo na velhice, que se encontra adormecida em cerca de 1 em 3 pessoas. Cerca de 10 por cento dessas pessoas, eventualmente, desenvolvem tuberculose activa, que mata cerca de 2 milhões por ano, segundo a OMS.

Se um caso de tuberculose for encontrado resistente a dois medicamentos mais fortes, o paciente é classificado como tendo tuberculose multi-resistente (MDR). Uma classificação ainda pior de TB-- aquele que aceita - é extensivamente resistente aos medicamentos da tuberculose (XDR), uma forma da doença que foi relatada pela primeira vez em 2006 e é praticamente resistente a todos os medicamentos.

20 por cento dos casos do mundo resistentes aos medicamentos são encontrados na Índia, que é o lar de um quarto de todos os tipos de casos de tuberculose em todo o mundo.

XS
SM
MD
LG