Links de Acesso

Pirataria: Barco moçambicano já está na Somália


Barco pirata de ataque
Barco pirata de ataque

Tripulação está bem mas ainda não houve contactos com governos de Moçambique ou Espanha

A embarcação Vega 5 desaparecida em Moçambique, ao largo de Sofala, está nas águas da Somália, com os piratas, revelou em Maputo o vice-ministro moçambicano das Pescas, Gabriel Muthisse.

Segundo o vice-ministro, a tripulação está de boa saúde. Segundo o governante, ainda não houve comunicação directa com os 19 moçambicanos, três indonésios e dois espanhóis, nem com os piratas que sequestraram o barco moçambicano.

"A tripulação está em bom estado. É verdade que não houve nenhuma comunicação com a tripulação, mas temos controle, temos monitoria, e podemos afirmam que a tripulação está em bom estado", disse Gabriel Muthisse.

É muito difícil verificar esta informação. É a primeira vez, também, que Moçambique sofre este tipo de sequestro, nas suas águas territoriais.

A Espanha, país onde está sediado o armador, Pescanova, está a trabalhar com Moçambique, na procura de solução para resgatar os sequestrados. A empresa proprietária do Vega 5 tem capitais mistos espanhóis e moçambicanos.

O embaixador espanhol em Maputo está em permanente contacto com as autoridades moçambicanas, mas ninguém sabe ao certo, pelo menos em público, o que pretendem os sequestradores do barco.


XS
SM
MD
LG