Links de Acesso

Primárias: Romney favorito em New Hampshire


Votantes em New Hampshire
Votantes em New Hampshire

Os americanos têm hoje os olhos postos no estado nordestino de New Hampshire onde seis candidatos à nomeação presidencial republicana competem em eleições primárias.

Os americanos têm hoje os olhos postos no estado nordestino de New Hampshire onde seis candidatos à nomeação presidencial republicana competem em eleições primárias.

New Hampshire segue-se a Iowa como o segundo teste para os candidatos presidenciais republicanos que aspiram chegar à Casa Branca.

O favorito é o antigo governador do Massachusetts, Mitt Romney, que espera consolidar o primeiro lugar alcançado nos caucuses de Iowa, com uma clara vitória nas primárias de New Hampshire.

Romney continua a atacar o presidente Barack Obama mais do que os seus rivais republicanos, como fez num recente debate televisivo em New Hampshire:

“Esta eleição é sobre a essência da América. A questão é – o que é que a América vai ser? É que temos hoje em Washington um presidente que colocou a América no caminho para o declínio.”

Romney está muito à frente nas sondagens de opinião pública em New Hampshire e a batalha real parece ser para o segundo e terceiro lugares.

O veterano congressista do Texas, Ron Paul, conta com um forte apoio, mas enfrenta o desafio do antigo senador da Pensilvânia, Rick Santorum, que quase empatou com Romney nos caucuses de Iowa.

Paul disse estar a ganhar terreno a Romney em New Hampshire:

"Estou a aproximar-me de Mitt Romney e tenho um sólido segundo lugar.”

Um outro factor nas primárias de New Hampshire é o antigo governador do Utah, Jon Huntsman, que prescindiu os caucuses de Iowa e apostou fortemente em New Hampshire, onde espera captar o apoio de eleitores indecisos.

O antigo líder da Câmara dos Representantes, Newt Gingricht, espera também por uma boa prestação em New Hampshire, após um resultado final desapontador em Iowa

Gingricht disse num programa televisivo que seria um melhor candidato conservador do que Mitt Romney:

“Um conservador tipo Reagan que seja articulado e pode debater efectivamente, tem muito mais possibilidades de derrotar Obama do que alguém que não pode defender o seu registo.”

Depois da sua estreita vitória em Iowa, Mitt Romney pode dar mais um passo para ganhar a nomeação presidencial do Partido Republicano com uma vitória decisiva em New Hampshire.

De New Hampshire, a campanha presidencial segue para o sul até à Carolina do Sul e Florida. Romney teve problemas nas primárias da Carolina do Sul há quatro anos e os conservadores poderão tentar fazê-lo estancar novamente, congregando-se ao redor de candidatos como Santorum, Gingricht ou o governador do Texas, Rick Perry, que muito pouca campanha fez em New Hampshire.

XS
SM
MD
LG