Links de Acesso

China ultrapassa Banco Mundial em investimentos em África


Zhou Xiaochuan governador do Banco Popular da China
Zhou Xiaochuan governador do Banco Popular da China

Exim Bank tornou-se na ponta-de-lança da política externa chinesa no continente com 67,2 mil milhões de dólares de investimentos

Angola está entre os 5 maiores países africanos alvos dos investimentos financeiros chineses nos ultimos dez anos principalmente através do Exim Bank.

Um relatório da agencia Fitch recentemente publicado chama a atenção para a triplicação dos investimentos financeiros da China em África, em detrimento de instituições como o Banco Mundial.

No período entre 2001 e 2010 os empréstimos chineses do Exim Bank - Banco de Exportação e Importação da China - à Africa foram estimados em 67,2 mil milhões de dólares contra os 54,7 mil milhões de dólares do Banco Mundial.

Esses investimentos na sua maioria, estão conecentrados em 5 paises africanos, nomeadamente, Africa do Sul, Nigéria, Zâmbia, Republica Democrática do Congo e Angola.

Ana Cristina Alves pesquisadora no Instituto Sul-africano de Assuntos Internacionais, evoca as razões, os benefícios e constrangimentos do massivo investimento financeiro chinês em África.

Ouça o segmento sonoro no ínicio desta página...

XS
SM
MD
LG