Links de Acesso

Aristides Gomes assume Governo da Guiné-Bissau de olho nas legislativas de Novembro


Aristides Gomes, primeiro-ministro da Guiné-Bissau
Aristides Gomes, primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Guineenses escolhem Parlamento e Governo a 18 de Novembro

Adriano Gomes foi nomeado nesta segunda-feira, 16, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, substituindo assim Artur Silva, no dia em que este completou 90 dias no cargo sem, no entanto, ter conseguido formar um Governo.

Aristides Gomes assume Governo da Guiné-Bissau de olho nas legislativas de Novembro
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:28 0:00

A nomeação de Gomes decorre de um acordo entre o PAICG e o PRS, os dois principais partidos guineenses, referendada pela cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada no sábado, 13, em Lomé, no Togo.

O presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, advoga a necessidade do consenso para garantir a maior confiança entre os actores políticos.

Por seu lado, o PRS, o segundo partido mais votado, pela voz de Certório Biote, líder da bancada parlamentar, manifesta a vontade do partido, em colaborar para que haja paz, isto no âmbito do acordo de Conacri.

Aristides Gomes recebe cumprimentos
Aristides Gomes recebe cumprimentos

Na hora da despedida, o primeiro-ministro cessante, Artur Silva, disse sair de cabeça erguida, “tranquilo com a sensação de missão cumprida”.

De acordo com o cronograma, definido na cimeira do Togo, o Parlamento deve reunir-se na quinta-feira, 19, para eleger os novos membros da Comissão Nacional de Eleições.

O PAIGC e o PRS já chegaram a acordo sobre o assunto

Ainda nesta segunda-feira, e dando continuidade a outra decisão da cimeira da CEDEAO, o Presidente José Mário Vaz publicou um decreto a marcar as eleições legislativas para o dia 18 de Novembro.

XS
SM
MD
LG