Links de Acesso

"Apresento-vos uma nova Angola", diz João Lourenço


Presidente de Angola, João Lourenço, em Nova York a 24 de Setembro de 2018
Presidente de Angola, João Lourenço, em Nova York a 24 de Setembro de 2018

Presidente angolano apela empresários americanos a investirem em todos os sectores da economia

Num encontro com cerca de centena e meia de empresários americanos em Nova Iorque, o Presidente João Lourenço apresentou o que ele chamou de “uma nova Angola”.

Num evento denominado Fórum de Negócios Estados Unidos – Angola, organização pela Câmara do Comércio dos Estados Unidos e Amcham, de Angola, nesta segunda-feira, 24, o Presidente angolano enumerou uma série de mudanças que apontou como tendo criado um “novo ambiente politico, mais amigo do investidor estrangeiro”.

Lourenço afirmou que Angola entrou num “novo ciclo politico, com o aprofundamento do processo democrático, o reforço da sua abertura exterior, uma nova visão sobre a importância do papel do sector empresarial privado e do investimento estrangeiro na economia nacional”.

Num discurso de pouco mais de seis minutos, o Presidente angolano enumerou várias medidas tomadas pelo seu Governo, com destaque para o combate à corrupção e, entre outras mais pragmáticas, a criação do visto do investidor estrangeiro.

João Lourenço citou também a nova lei do investimento privado e a lei da concorrência, que acaba com os monopólios, e a nova política cambial que, para ele, “reduzem drasticamente a burocracia existente” e pemite aos investidores “transferirem os seus dividendos para o exterior”.

Presidente Angolano mantém encontro com empresários em Nova Iorque
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:57 0:00

Ao apelar ao investimento americano, o Chefe de Estado angolano destacou o fim do monopólio no sector dos diamantes e convidou os empresários a participarem em “toda a cadeia da indústria mineira”, sector que, em pouco tempo, “já despertou muito interesse”.

Lourenço destacou a longa tradição de ccoperação e negócios entre Angola e Estamos Unidos e enumerou varios sectores onde investimentos americanos são bem-vindos, como serviços financeiros, consultoria e auditoria, tecnolgias de informação, agricultura, energia, águas, transportes hotelaria e turismo”.

“Em apenas um ano esta é a nova Angola que vos apresento”, concluiu João Lourenço.

No final do encontro, questionado pela VOA sobre o encontro, o Presidente angolano disse ter ficado “satisfeito, muito satisfeito”.

João Lourenço mantém uma apertada agenda de contactos em Nova Iorque, onde na quarta-feira, 26, discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas.

XS
SM
MD
LG