Links de Acesso

Apoiantes querem que o Presidente dos Camarões, com 91 anos, volte a candidatar-se


O Presidente dos Camarões, Paul Biya, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente de França no Palácio Presidencial em Yaoundé, a 26 de julho de 2022.
O Presidente dos Camarões, Paul Biya, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente de França no Palácio Presidencial em Yaoundé, a 26 de julho de 2022.

Os opositores disseram que muitos jovens foram contratados para participar em comícios com vista a dar a falsa impressão de que Biya é popular.

Várias centenas de pessoas cantaram na capital dos Camarões, Yaoundé, no domingo, apelando ao Presidente, Paul Biya, de 91 anos, para aceitar a nomeação do Movimento Democrático Popular dos Camarões, ou partido CPDM, para as próximas presidenciais.

Os apoiantes querem que o líder mais velho do mundo volte a candidatar-se às eleições presidenciais de 2025, o que poderá prolongar o seu mandato de mais de quatro décadas.

Os mesmos dizem que Biya é o único capaz de trazer paz e desenvolvimento ao país, mas a oposição afirma que o Presidente deve abandonar o cargo depois de governar os Camarões durante décadas.

Biya criou o CPDM em 24 de março de 1985, três anos depois de o seu antecessor, o primeiro presidente dos Camarões, Ahmadou Ahidjo, ter abandonado o cargo devido a problemas de saúde e entregue o poder a Biya.

Paul Biya
Paul Biya

Biya é Presidente dos Camarões desde 1982 e líder do seu partido desde 1985. Durante o 39º aniversário do partido, no domingo, os dirigentes do partido organizaram comícios em todas as cidades e aldeias dos Camarões para pedir à população que apoie Biya como seu candidato nas eleições de 2025.

Fru Jonathan, alto funcionário do CPDM, descreveu Biya como o candidato natural do partido, afirmando que existe paz, unidade e crescimento económico no país. Jonathan afirmou que Biya é forte e saudável.

"Pensamos que não se pode mudar uma equipa vencedora", disse Jonathan. "Se houver algum adversário, que apareça, mas não vimos nenhum adversário capaz de vencer o nosso candidato, por isso confiamos todos nele e pedimos-lhe que continue a governar e a levar o nosso país à emergência, pois é essa a sua visão". Biya não confirmou a sua candidatura.

Presidente dos Camarões, Paul Biya.
Presidente dos Camarões, Paul Biya.

Os altos funcionários do Estado dos Camarões nomeados por Biya, juntamente com os funcionários do partido de Biya, atribuem ao líder de longa data a construção de pelo menos 6.000 quilómetros de estradas, o fornecimento de eletricidade e água a cidades e aldeias e, a construção de várias centenas de salas de aula e hospitais.

Mas a oposição e a sociedade civil discordam dessa avaliação positiva, afirmando que, durante o governo de Biya, o Banco dos Camarões e o Fundo para o Desenvolvimento Agrícola, criado para financiar os projetos dos agricultores, se desmoronaram.

A oposição também afirma que a corrupção se generalizou durante o governo de Biya, tendo a Transparência Internacional classificado os Camarões como o país mais corrupto em 1998 e 1999.

Cabral Libii, 44 anos, deputado da oposição do Partido para a Reconciliação Nacional dos Camarões, ou PCRN, ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de 2018 nos Camarões.

Libii disse que a juventude camaronesa não vai continuar a ver Biya paralisar a economia, privar os civis das suas liberdades e liberdades e governar os Camarões com mão de ferro, mostrando agora sinais de ser um governante vitalício.

Libii disse que a oposição e a sociedade civil dos Camarões estão a organizar-se para apresentar um candidato para destituir Biya, que descrevem como idoso e frágil ao ponto de quase não ser visto em público. Libii disse que os Camarões precisam de líderes jovens e dinâmicos para salvar o país do subdesenvolvimento.

Os opositores disseram que muitos jovens foram contratados para participar em comícios para dar a falsa impressão de que Biya é popular.

Tanto o governo como os responsáveis do partido CPDM de Biya negam que tenham sido contratados civis, especialmente jovens pobres.

Aos 91 anos, Biya é o líder mais velho do mundo e o segundo presidente com mais tempo de serviço, a seguir ao seu vizinho, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, da Guiné Equatorial.

O partido de Biya afirma que ele ganhou todas as eleições presidenciais desde o regresso do multipartidarismo aos Camarões em 1990, mas a oposição diz que as eleições anteriores foram marcadas por fraude.

Fórum

XS
SM
MD
LG