Links de Acesso

Aplicada medida de coação de prisão preventiva a Zenú e a Jean-Claude Bastos de Morais, em Angola


José Filomeno dos Santos - Zenú
José Filomeno dos Santos - Zenú

A Procuradoria-Geral da República de Angola (PGR) informou nesta Segunda-feira, 24 de Setembro, que o Ministério Público decidiu aplicar a José Filomeno dos Santos e a Jean-Claude Bastos de Morais a medida de coação pessoal de prisão preventiva.

José Filomeno dos Santos está detido na cadeia de São Paulo e Jean-Claude de Morais na cadeia de Viana, confirmaram os serviços penitenciários de Luanda.

Além do crime de burla de 500 milhões de dólares, de que o filho de José Eduardo dos Santos, antigo Presidente de Angola, José Filomeno Sousa dos Santos e o seu sócio Jean-Claude de Morais são arguidos, eles terão que responder também pelo processo-crime referente a associação criminosa, corrupção, recebimento indevido de vantagem, entre outros.

José Filomeno dos Santos e Valter Filipe acusados pela PGR

Jean-Claude Bastos de Morais empresário suíço-angolano
Jean-Claude Bastos de Morais empresário suíço-angolano

Segundo o comunicado da PGR, "da prova recolhida nos autos resultam indícios suficientes de que os arguidos incorreram na prática de vários crimesm entre eles: associação criminosa, recebimento indevido de vantagem, corrupção, participação económica em negócio", crimes previstos e puníveis "pela Lei nº3/14 de 10 de Fevereiro - sobre a criminalização de infracções subjacentes ao branqueamento de capitais e aos crimes de peculato, burla por defraudação, entre outros".

Prisão Preventiva para filho de ex-Presidente

O comunicado da PGR explica que "pela complexidade e gravidade dos factos, com vista a garantir a eficácia da investigação, na sequência dos interrogatórios realizados, o Ministério Público determinou a aplicação aos arguidos da medida de coação pessoal de prisão preventiva", nos termos da lei.

Quantum Global aponta nova vitória frente ao Fundo Soberano de Angola

Juiz britânico desbloqueia milhões da empresa Quantum Global

Angola vai recorrer da decisão de tribunal de descongelar fundos da Quantum Global

XS
SM
MD
LG