Links de Acesso

Após 26 anos fugido capturado um dos principais financiadores do massacre de 1994 no Ruanda


Neste prédio no subúrbiode Paris vivia Felicien Kabuga
Neste prédio no subúrbiode Paris vivia Felicien Kabuga

A polícia francesa prendeu um homem acusado de financiar milícias que massacraram centenas de milhares de pessoas em Ruanda em 1994.

O Ministério da Justiça francês disse que a polícia prendeu Felicien Kabuga perto de Paris que se encontrava fugido há 26 anos . Kabuga de 84 anos de idade era o homem mais procurado do Ruanda e um dos últimos principais suspeitos no massacre de cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados por extremistas hutus em 1994.

Kabuga, que era um dos homens mais ricos de Ruanda, foi indiciado em 1997 por uma acusação de genocídio e seis outras acusações criminais, pelo tribunal internacional estabelecido pelas Nações Unidas.

Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de 5 milhōes de dólares por informação que levasse à captura de Kabuga que supostamente financiou a compra de grandes quantidades de machetes e ferramentas agrícolas usadas como armas durante o genocídio, informou um site de notícias da ONU.

Serge Brammertz, principal procurador da ONU para o genocídio no Ruanda

do Mecanismo para os Tribunais Internacionais (MPTI), a detenção "vem lembrar" que "todos os suspeitos de genocídio podem ser responsabilizados, mesmo 26 anos depois dos seus crimes".

Kabuga, que vivia com identidade falsa a norte da capital francesa, comparecerá em tribunal em Paris antes de ser levado perante o tribunal internacional de Haia. As autoridades judiciais internacionais continuam a tentar encontrar dois outros suspeitos de genocídio ruandês Augustin Bizimana e Protais Mpiranya

XS
SM
MD
LG