Links de Acesso

Anunciado novo tratamento pediátrico da tuberculose


Foto:AP/Rajesh Kumar Singh
Foto:AP/Rajesh Kumar Singh

Um novo tratamento pediátrico da tuberculose foi anunciado, esta semana, numa conferência mundial sobre a saúde pulmonar, na Cidade do Cabo, África do Sul.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:18 0:00
Faça o Download

Especialistas dizem que o tratamento tem o potencial de revolucionar a assistência à crianças padecendo da doença.

“Pela primeira vez há um medicamento apropriado para milhões de crianças com tuberculose, com um bom sabor, o que certamente irá facilitar o tratamento das crianças,” disse à VOA o Dr. Mel Spigelman, Presidente da organização não-governamental “Aliança para a Tuberculose”.

Até agora, disse Spigelman, as crianças eram tratadas com comprimidos para adultos (metade), o que rejeitavam por causa do mau sabor. O novo medicamento é solúvel e tem sabor de morango ou amoras.

Pelo menos um milhão de crianças são afectadas pela doença em todo o mundo, a maioria nos países em desenvolvimento.

O medicamento foi produzido com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional e outros organismos globais.

Spigelman explicou que isso deve-se ao facto de as companhias farmacêuticas terem interesse em medicamentos da tuberculose, por ser uma doença dos mais pobres.

“A tuberculose é uma doença muito ligada à condição socioeconómica, pobreza, aglomerados e deficiente nutrição,” disse Spigelman.

Segundo a OMS, a tuberculose continua a ser uma das doenças que mais pessoas matam no mundo, apesar de se saber que quase todos os casos podem ser curados. Em 2014, um milhão e meio de pessoas perderam a vida por causa da doença, dos quais 140 mil eram crianças.

A Dra Lucica Ditiu, directora da parceria “Stop Tuberculose”, baseada em Genebra, disse que os casos da doença tendem a aumentar e há estirpes resistentes aos medicamentos.

“Isso representa um falhanço global,” disse Ditiu, que apelou aos doadores e líderes mundiais para investirem mais para travar a doença.

XS
SM
MD
LG