Links de Acesso

Antony Blinken pede a israelitas e palestinianos que acalmem e não inflamem a tensão


Antony Blinken, secretário de Estado americano
Antony Blinken, secretário de Estado americano

Secretário de Estado vai encontrar-se com o primeiro-ministro israelita e o presidente da Autoridade Palestiniano

O secretário de Estado americano pediu nesta segunda-feira, 30, a israelitas e palestinianos que não aumentem as tensões quando se assiste a uma das mais mortíferas ondas de violência dos últimos tempos entre os dois lados.

"É responsabilidade de todos tomar medidas para acalmar as tensões, em vez de inflamá-las", afirmou Antony Blinken, após desembarcar em Tel Aviv, antes dos encontros com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestiniano, Mahmud Abbas.

"Esta é a única forma de acabar com a onda de violência que levou muitas vidas: muitas vidas israelitas, muitas vidas palestinianas", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana que pretende ajudar a parar a violência.

Entretanto, o Governo israelita anunciou medidas para punir os familiares dos que têm protagonizado ataques no país.

Ontem, o exército fechou a casa da família de um homem palestiniano que matou seis homens israelitas e uma mulher ucraniana na sexta-feira, em Jerusalém Oriental.

A casa de um palestiniano que feriu dois israelitas, um pai e o seu filho, também em Jerusalém Oriental, também vai ser encerrada.

Ontem, foi morto um palestiniano na Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel desde 1967, e hoje as forças israelitas mataram um palestiniano em Hebron.

Fórum

XS
SM
MD
LG