Links de Acesso

Antigos responsáveis do BNA e do Fundo Soberano consituídos arguidos em caso de burla


José Filomeno dos Santos ouvido pela DNIAC

Valter Filipe e José Filomeno Santos foram ouvidos pela Direcção Nacional de Acção Penal

O ex-governador do Banco Nacional de Angola, Valter Filipe, e o antigo presidente foram constituídos arguidos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) num caso de alegada burla de 500 milhões de dólares, valor transferido para o Reino Unido, onde terá sido bloqueado.

Uma fonte da PGR disse à VOA que Filipe e Santos já foram ouvidos pela Direcção Nacional de Acção Penal.

Filomeno dos Santos constituído arguido em caso de alegada burla -2:10
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00

De acordo com o portal de notícias do jornalista Rafael Marques, em causa, a transferência, em Setembro passado, de 500 milhões de dólares do Banco Nacional de Angola para uma conta no Crédit Suisse de Londres, como garantia para um suposto financiamento de 30 biliões de dólares.

O jurista Zola Ferreira Bambi disse à VOA esperar que se faça justiça e que não haja influências nos procedimentos de instrução processual.

"Temos o conhecimento em Angola de que a nossa justica é defeitousa e esperamos que neste processo nao haja infleuncias na instrucao processual"

Ainda de acordo com o portal Maka Angola, para realizar a transferência José Filomeno dos Santos recorreu a uma sua empresa-fantasma, a Mais Financial Services.

As autoridades financeiras londrinas suspeitaram e bloquearam os fundos em Londres.

A referida transferência terá contribuído para a demissão, a 27 de Outubro passado, do então governador do Banco Nacional, Valter Filipe.

Rafael Marques disse à VOA que com este processo poder-se-á provar em tribunal o que realmente passou.

"Com esse processo talvez a sociedade virá a saber esse tipo de esquema e finalmente veremos sentar no banco dos réus alguns tubarões", reiterou.

A VoOA tentou falar com os advogados de Valter Filipe e José Filomeno dos Santos, mas todos os nossos esforços foram infrutíferos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG