Links de Acesso

Antigo ministro da saúde da RDC detido e acusado de má gestão


Em causa fundos para o combate à ébola
Em causa fundos para o combate à ébola

O antigo ministro da Saúde da República Democrática do Congo (RDC), Oly Ilunga (foto), foi detido nesta sábado, 14, por suposta má gestão de fundos durante a resposta dada à epidemia de ébola.

"Infelizmente, a polícia recebeu informações sobre o seu desaparecimento com o objectivo de fugir para o Congo-Brazzaville", indicou em comunicado o porta-voz da polícia, coronel Pierrot-Rombaut Mwanamputu, adiantando que ele será entrege ao Ministério Público na segunda-feira, 16.

Oly Ilunga liderou o combate à doença, durante um ano, na segunda epidemia mais mortal da história, até ser afastado em Julho pelo Presidente da República.

Na semana passada, os advogados de Ilunga revelaram que ele tinha sido interrogado pela polícia sobre a gestão à frente do combate á ébola e negaram qualquer irregularidade por parte do antigo ministro, mas ainda não se pronunciaram sobre a prisão.

Doadores estrangeiros destinaram mais de 150 milhões de dólares para o combate à epidemia no ano passado, mas as Nações Unidas disseram que são necessárias ainda centenas de milhões de dólares.

O ébola já matou mais de duas mil pessoas no último ano na RDC.

XS
SM
MD
LG