Links de Acesso

Antigo governador provincial detido em Angola


Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O antigo governador da província angolana da Lunda Sul e ex-vice-governador do Cuando Cubango, Ernesto Kiteculo, foi detido na quarta-feira, 16, por suspeita dos crimes de crimes de peculato, associação criminosa, tráfico de influências, participação económica em negócio, recebimento indevido de vantagem, violação das regras de execução do plano e orçamento e abuso de poder.

Os crimes, segundo a Rádio Nacional de Angola, aconteceram quando era vice-governador para o sector económico e produtivo do Cuando Cubango, de 2012 a 2017.

Kiteculo, que dirigiu a Lunda Sul entre outubro de 2017 e setembro de 2018, viu a prisão preventiva declarada depois de oito horas de interrogatórios e encontra-se na cadeia de Viana, em Luanda.

Para o jurista Agostinho Candando, as detenções de Kiteculo e outros antigos dirigentes vão forçar os atuais dirigentes a respeitarem as normas orçamentais e constitucionais do país.

“Temos que encarar como um verdadeiro combate contra corrupção, não obstante algum ceticismo, sabemos todos que é um programa político do MPLA, mas temos todos que partir para este combate", defende Candando, para quem essas prisões “vêm mostrar que não são apenas os antigos dirigentes, ligados a José Eduardo dos Santes a serem responsabilizados”.

A VOA tentou o contato com o advogado de Ernesto Fernando Kiteculo, mas não obivemos qualquer resposta.

XS
SM
MD
LG