Links de Acesso

Antigo autarca de Maputo, David Simango, no banco dos réus por corrupção


Tribunal Supremo, Maputo, Moçambique
Tribunal Supremo, Maputo, Moçambique

Ele responde pelos crimes de abuso de função e de aceitação de um imóvel em troca de favores

O antigo edil de Maputo David Simango começou a ser julgado nesta sexta-feira, 11, por crimes de abuso de função e de aceitação de oferecimento, ao receber um imóvel em troca de favores.

Para o director do Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD), que está a desencadear uma campanha de pressão para que as pessoas que se encontram detidas no âmbito das dívidas ocultas sejam julgadas e responsabilizadas, é um "julgamento de fachada".

Antigo autarca de Maputo, David Simango, no banco dos réus por corrupção
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:03 0:00

Simango, que dirigiu a autarquia da cidade de Maputo entre 2009 e 2019, é acusado de ter recebido um apartamento da empresa Epsilon Investimentos, como compensação por ter cedido uma parcela e concedido o direito de uso e aproveitamento da terra para que aquela empresa desenvolvesse o seu projecto de condomínio.

Segundo a acusação do Gabinete Central de Combate à Corrupção, para dissimular a natureza gratuita da cedência do imóvel a ele atribuido, David Simango valeu-se da declarante Celestina Gonzaga, a esposa, que rubricou em Julho de 2011, um contrato-promessa de compra e venda com a Epsilon Investimentos.

A empresa foi representada pelo respectivo presidente do Conselho de Administração, Abdul Magid Osman, e o administrador Nuno de Melo Egídio.

Para o Gabinete de Combate à corrupção, este contrato não passou de uma artimanha das partes, na medida em que valeria tão-somente para justificar a cedência do apartamento a David Simango.

Nos termos do contrato, Celestina Gonzaga deveria despender pelo apartamento o valor de 457 mil dólares, o que nunca chegou a acontecer, mantendo-se o património na esfera da família, o que, segundo a acusação, a cedência do imóvel a David Simango, por intermédio da sua esposa, "não passou de uma oferta da Epsilon Investimentos, como forma de gratidão por ter logrado materializar os seus projectos imobiliários".

Refira-se que outros antigos presidentes de Conselhos Municipais, um pouco por todo o país, enfrentam também acusações de corrupção.

Entretanto, para o director executivo do Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD), Adriano Nuvunga, tendo em conta os crimes de que David Simango é acusado, este julgamento é uma fachada, "porque no reinado dele, cometeu muitos crimes de corrupção", que não constam da acusação.

Por outro lado, Nuvunga anunciou que o CDD está a desencadear uma campanha de pressão para que as pessoas que se encontram detidas no âmbito das dívidas ocultas sejam julgadas e responsabilizadas.

XS
SM
MD
LG