Links de Acesso

Antigo ajudante de ordens diz que Jair Bolsonaro analisou golpe de Estado com militares


Jair Bolsonaro, antigo Presidente brasileiro, com militares, 10 Agosto 2021
Jair Bolsonaro, antigo Presidente brasileiro, com militares, 10 Agosto 2021

Revelação, divulgada pela imprensa brasileira, foi feita por Mauro Cid a procuradores

O antigo ajudante de ordens do ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro Mauro Cid revelou a investigadores do Ministério Público que Bolsonaro reuniu-se no ano passado, com altos oficiais das Forças Armadas e ministros da ala militar do seu Governo para discutir um esboço de projecto de lei que abriria possibilidade para uma intervenção militar.

Mauro Cid, de acordo com o portal de notícias UOL, fez essa revelação ao abrigo de um acordo com a justiça no qual comprometeu-se a dizer a verdade num processo em que é investigado pelo seu papel na venda de jóias por Bolsonaro oferecidas ao Estado brasileiro pela Arábia Saudita.

O antigo ajudante de ordens e tenente-coronal acrecentou que o comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier Santos, teria dito a Bolsonaro que sua tropa estaria pronta para aderir a um apelo do então Presidente.

Já o comando do Exército afirmou, naquela ocasião, que não participaria no plano, ainda segundo Cid.

O responsável pelo esboço teria sido assessor de Bolsonaro, Filipe Martins.

Estas revelações podem ser muito importantes nas investigaçoes em curso sobre a responsabilidade de Jair Bolsonaro no ataque de 8 de Janeiro de 2022 às sedes do Governo, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, mas elas devem ser acompanhadas de provas para serem aceitees pela justiça, como determina a jurisprudência brasileira.

Após estas revelações, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, convovou uma reunião com os comandantes militares ainda hoje, segundo a imprensa brasileira.

Fórum

XS
SM
MD
LG