Links de Acesso

António Venâncio recorre ao TC para pedir interdição do congresso do MPLA


António Venâncio, militante do MPLA
António Venâncio, militante do MPLA

Juristas duvidam do sucesso da providência cautelar e deputado do MPLA classifica de "estranha e absurda" a intenção do militante que tentou concorrer à liderança do partido

O militante do MPLA António Venâncio, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência do MPLA, partido no poder em Angola, entregou ao Tribunal Constitucional (TC) uma providência cautelar a solicitar a interdição do VIII Congresso, marcado para 9 a 11 de Dezembro.

O advogado Sérgio Raimundo confirmou à VOA nesta quinta-feira, 2, ter dado “entrada a um expediente no Tribunal Constitucional” a pedido de Venâncio que contratou os seus serviços, sem dar mais detalhes por não poder legalmente pronunciar-se sobre um caso em que está envolvido.

António Venâncio recorre ao TC para pedir interdição do congresso do MPLA - 1:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:52 0:00

Em declarações anteriores à VOA, António Venâncio disse ter sido alvo de “bloqueios” na campanha de angariação das duas mil assinaturas exigidas para a formalização da sua candidatura, mas acredita que terá "uma resposta positiva".

A candidatura que não chegou a ser formalizada e o recurso ao TC provocou reacções.

O jurista Petro Capracata diz que António Venâncio pode ser usado pelo seu próprio partido para passar a ideia de que os seus actos podem ser contestados, sem incorrer em qualquer sanção.

Juristas não acreditam no sucesso da providência e deputado do MPLA critica - 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:46 0:00

Entretanto, Capracata manifesta-se duvidoso de que “uma eventual decisão do Tribunal Constitucional venha a favorecer o engenheiro António Venâncio no sentido do adiamento do congresso”.

“O resultado da sua luta é nulo”, garante.

O advogado Salvador Freire também diz ser difícil que o processo de impugnação venha a ter algum efeito junto do TC, que, no entanto, deve dar a este caso a mesma importância que deu ao processo relativo à UNITA.

“Não pode haver dois pesos e duas medidas”, afirma o jurista.

Por seu lado, o deputado do MPLA João Pinto considera “estranha e absurda” a intenção de António Venâncio afirmando que o militante nem sequer tem requisitos para se candidatar à liderança do partido.

João Pinto acusa o pré-candidato de “pretender criar facto político e um ambiente de suspeição e crispaçãono seio do MPLA”.

“O MPLA é um partido organizado que estruturas e órgãos e tudo que se faz passa pela Comissão de Disciplina e Auditoria”, conclui.

O partido no poder já confirmou que o actual presidente João Lourenço é o único candidato à liderança depois de ter formalizado o seu processo com mais de 21 mil assinaturas.

XS
SM
MD
LG