Links de Acesso

Angolanos saúdam retomada das relações entre EUA e Cuba


América Latina e mesmo Angola vão beneficiar, dizem especialistas angolanos.

A América Latina e mesmo Angola poderão ganhar com a decisão dos Estados Unidos e Cuba de retomarem as relações diplomáticas.

Frederico Baptista, um especialista em relações internacionais, disse à VOA que Angola poderá mesmo servir de “ponte” entre Havana e Washington caso surjam problemas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00
Faça o Download

“Como ainda haverá desconfianças por causa do longo tempo de embargo, Angola pode servir de ponte para alguns assuntos e por isso acho que Angola também vai sair a ganhar”, disse

Em relação à questão de Cuba ser aliado de alguns países considerados inimigos políticos dos Estados Unidos, Baptista afirma que em nenhum momento Cuba estará interessada em participar numa política hostil aos Estados Unidos.

“A cooperação interessa mais a Cuba do que aos EUA, por isso não acho que eventualmente Cuba tente ir para uma acção hostil contra os EUA”, acrescentou.

Por seu lado, Israel Bonifácio, outro especialista em relações internacionais, afirma que com o reatamento das relações Cuba terá de realizar algumas reformas que já começaram com a posse de Raul Castro

A América Latina vai ser igualmente beneficiada pelo reatamento das relações entre Cuba e EUA, segundo o professor de relações internacionais Mário Pinto de Andrade.

XS
SM
MD
LG