Links de Acesso

Angolanos no Twitter pedem saída da governadora de Luanda


Estrada em Luanda, depois da chuva de 16 de Março 2021. Angola
Estrada em Luanda, depois da chuva de 16 de Março 2021. Angola

Hashtags #pedepasair e #voltapopartido são dirigidas a Joana Lina. Foi convocado um panelaço para sexta-feira

A hashtag #pedepasair está popular nas últimas horas em Angola, depois de uma forte chuva ter inundado a capital angolana, Luanda, impedido pessoas e veículos de se movimentar.

A chuva, que é muitas vezes apelidada de "fiscal das obras públicas" em Luanda, desta vez veio levantar o que os luandenses há muito reclamavam, o excesso de lixo a céu aberto.

Carros ficaram submersos, com a carga de água que abalou a cidade, há a registar uma vítima mortal, uma senhora.

Várias imagens de lixo a flutuar foram publicadas nas redes sociais.

No Twitter os internautas angolanos demonstraram a sua insatisfação criando uma série de hashtags dirigidas à governadora Joana Lina e ao Presidente da República, João Lourenço.

As hashtags #pedepasair e #voltapopartido estão a ser usadas nesses tweets, de crítica ao trabalho da governadora e exigindo que ela peça para deixar o cargo e se dedique ao partido MPLA (no poder).

Além disso, está a ser promovida uma manifestação espontânea, para sexta-feira, dia 19 de Março, convidando todos os luandenses a bater com panelas e tampas às 20h, nas janelas das suas casas, em solidariedade com a vítima mortal e contra a "má governação da cidade de Luanda".

Em poucas horas, no final desta terça-feira, 16 de Março, a hashtag #pedepasair foi vista mais de 107 mil vezes e com um engajamento de 4300 impressões.

XS
SM
MD
LG