Links de Acesso

Angolanos lançam revista de arte e literatura


A Iª edição da revista de arte e literatura “Letras de ouro”, composta por 22 textos de 16 autores, foi lançada no passado 21 de março, no Palácio de Ferro, em Luanda, sob a égide da Editora Azul.

Angolanos lançam revista de artes e letras - 18.20
please wait

No media source currently available

0:00 0:18:20 0:00

Trata-se de textos de vários géneros literários, designadamente ensaios, contos, artigos, manifesto, crónicas e poesia

Para Gabriel Ambrósio, a iniciativa vai contribuir para a internacionalização da literatura e da cultura de Angola, pelo facto de nela também participarem escritores do Brasil e de Portugal. O autor considera ainda que a revista servirá de incentivo aos novos talentos.

Nesta Iª edição, o homenageado é o escritor angolano Óscar Ribas, que é, de resto a figura de capa.

Segundo o escritor António Gonçalves, a revista veio preencher uma lacuna no mercado literário angolano, relacionada com a “falta de união” entre duas gerações, a da década de 1980 e os novíssimos.

António Gonçalves
António Gonçalves

O escritor referiu que os textos apresentados pelos autores abordam situações e experiências vividas, segundo ele, feitos com muita qualidade e profissionalismo. Quanto à homenagem a Óscar Ribas, considerou-a perfeitamente merecedora, por ser um escritor que se notabilizou com textos de investigação sobre a cultura angolana, poesia e larga intervenção na ficção narrativa com a obra literária “Uanga”.

Os autores angolanos Gineraldo Adão, Hélder Simbad, Mabanza Kambaka, Miguel Neto Cabaça, Pedro Mayamona, Trajanno Nankhova Trajanno, Wínia Silvana, Zola Vida e o português Marléne Cavaleira, assim como o brasileiro Valdeck de Jesus, também fazem parte do projecto.

“Letras de ouro” é um projecto pertencente à Editora Azul, vocacionado para a publicação de poemas, contos, ensaios, manifestos e artigos diversos sobre literatura, numa periodicidade semestral.

Trata-se de uma revista para Angola e o mundo, que pretende difundir literatura angolana e universal.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG