Links de Acesso

Angolano lança aplicação para alertar sobre sintomas da Covid-19


O estudante angolano Ravelino de Castro acaba de lançar uma aplicação que permite às pessoas verificarem se têm ou não sintomas da Covid-19 e, assim, leva-las a procurar um médico.

A aplicação não é, contudo, um teste médico e especialista alerta para cuidados a ter.

Perguntas como: Você teve febre? Qual é o seu género? Recentemente frequentou lugares com mais de 50 pessoas? Qual é a temperatura mais alta que você mediu?, entre outras fazem parte da aplicação que permite ao utilizador ter um diagnóstico inicial que, no entanto, necessita de confirmação médica.

Ravelino de Castro disse que caso as respostas indiquem a possibilidade da pessoa estar infetada deve dirigir-se a uma unidade hospitalar ou ligar para o 111.

O médico Rosallon Pedro, que teve acesso à aplicação, esclarece que apenas um diagnóstico médico pode detetar casos positivos, mas que os cidadãos podem usar o instrumento apenas para identificar situações suspeitas da Covid-19.

“Não vamos considerar que é um teste de confirmação, mas sim um inquérito de casos supeitos e apenas análises laboratoriais podem confirmar casos positivos”, sublinha o médico.

Angola registou até agora 19 casos. Duas pessoas morreram.

XS
SM
MD
LG