Links de Acesso

Governo angolano vai rever orçamento e reduzir ministérios


 Ministra das Finanças, Vera Daves
Ministra das Finanças, Vera Daves

Face à queda do preço do petróleo, o Governo angolano vai rever o seu orçamento para este ano, ao mesmo tempo que anunciou a redução da estrutura de 28 para 21 ministérios.

A decisão foi anunciada pela ministra das Finanças, Vera Daves, no final de uma reunião do Conselho de Ministros, notável pelo facto de todos os ministros e o Presidente terem participado com máscaras sanitárias de proteção.

O corte resultou na fusão dos seguintes ministérios: Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Ministério do Interior, Ministério dos Transportes, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ministério da Agricultura e Pescas, Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território e Ministério da Indústria e Comércio.

No que se refere à revisão do orçamento, a ministra disse que o mesmo será submetido ao Parlamento até 15 de maio e acrescentou que tendo em conta que o preço do barril de petróleo não será superior a 35 dólares.

O orçamento em vigor foi elaborado na perspectiva de um preço de 55 dólares o barril.

Hoje, o preço do petróleo Brent estava a ser comercializado em Nova Iorque a 27,48 dólares o barril.

Alguns analisas avisam que se poderá assistir ainda a uma maior queda do preço do crude, tendo em conta a paralização económica causada pelo coronavírus e de haver enormes quantidades de petróleo armazenadas.

XS
SM
MD
LG