Links de Acesso

Todas as oportunidades para mudança estão presentes em Angola, diz líder parlamentar da UNITA


Adalberto da Costa Júnior
Adalberto da Costa Júnior

Governo está em falência "a todos os níveis" e não pode travar acesso à informação, de acordo com Adalberto da Costa Júnior.

Todas as oportunidades para mudança existem actualmente em Angola, disse o presidente do grupo parlamentar da UNITA, Adalberto da Costa Júnior.

Em entrevista à VOA nesta quarta-feira, 13, em Washington, o parlamentar disse que as eleições de 2017 vão decorrer num ambiente totalmente diferente das últimas porque o maior sector da população é a juventude e hoje tem à sua disposição meios de acesso a informação que não existiam anteriormente como a internet e as redes sociais nos telefones celulares.

Adalberto Costa Junior entrevista - 3:30
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:30 0:00
Faça o Download

Mas também porque o Governo estará “a um nível de falência a todos os níveis”, no momento em que a "crise atingiu a classe média”.

“Temos hoje toda aquela elite que viveu relativamente bem a pagar bastante caro os efeitos da crise”, disse, adiantando que "perderam direitos e valores”.

Costa Júnior lembrou que Angola “não fabrica quase nada” e está dependente de importações, ao mesmo tempo que “o salário de ontem vale um quinto do salário de hoje”.

“É muita perda”, reconheceu o líder da bancada parlamentar da UNITA, reiterando haver também “uma crise de valores”.

Durante a sua estada em Washington, Adalberto Costa Júnior participou numa reunião da Gopac, uma organização de parlamentares contra a corrupção, e avistou-se com dirigentes do FMI e do Banco Mundial.

Aquele responsável político revelou que estão a decorrer negociações entre o FMI e uma delegação angolana e por isso desconhece a quantia que o Governo angolano vai obter do FMI.

Contudo, manifestou o receio que qualquer que seja a quantia a receber do FMI não seja suficiente para aliviar a grave situação financeira em que Angola se encontra.

O parlamentar disse que o Governo angolano deve vir a público esclarecer o que aconteceu a fundos de reserva e investimentos de centenas de milhões de dólares.

Adalberto da Costa Júnior está acompanhado da deputada Mihaela Webba (veja o vídeo).

XS
SM
MD
LG