Links de Acesso

Angola: Suspensa temporáriamente greve do ensino superior

Sindicato apela ao presidente dos Santos para intervir

A partir da próxima Segunda-feira, dia sete de Outubro, a greve dos professores do ensino superior fica suspensa, até à realização das provas finais marcada, para o dia 25 de Novembro.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:24 0:00
Faça o Download


Enquanto isso o Sindicato nacional dos Professores do Ensino Superios, SINPES, decidiu apelar ao presidente da republica, para a resolução dos pontos do caderno reivindicativo.

A Assembleia-geral do SINPES decidiu que com o ministério do ensino superior não se pode dialogar, daí pensar que a solução desta greve deve passar pelo presidente José Eduardo dos Santos.

O secretário geral do SINPES acusou o ministro do ensino superior de "falta de seriedade”.

“o ministro pretende apenas demonstrar que ele é que manda, que o senhor ministro é o dono da instituição e tem poder," disse.

"O ministério do ensino superior continua a emitir opiniões publicas falsas, afirmando que está disposto a negociar, enquanto que no terreno está a orientar a marcação de faltas aos professores em greve, e a instaurar processos disciplinares, violando gravemente a lei 23/91 que 'e a lei da greve," acrescentou

A greve começa a ser interpolada a partir de Segunda-feira mas o Sindicato advertiu que "se não houver negociações, se não houver soluções sobre os seis pontos apresentados no caderno reivindicativo não haverá exames neste ano académico de 2013"
​
XS
SM
MD
LG