Links de Acesso

Angola:Repatriamento de capitais posto em dúvida


Um deputado angolano e dois comentaristas manifestaram dúvidas quanto a declarações do governo que já recuperou 4.000 milhões de dólares no seu programa de repatriamento de capitais.

Dúvidas sobre repatriamento de capitais - 2:08
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00

O jurista e deputado pela bancada da UNITA Nelito Ekuikuidisse que nºao houve até agora qualquer explicação sobre onde está o dinheiro .

“Recentemente houve revisão do OGE e não vimos uma única rubrica com estes valores que dizem recuperado não faz qual-
quer sentido recuperar-se dinheiro e este nao serve internamente”, disse.

“Parece que o executivo uma vez mais está a tentar justificar o discurso político do presidente João Lourenço", acrescentou

O especialista em gestão de políticas públicas David Kissadila entende que não pode haver gestão de recursos sem transparência acrescentando não haver seriedade nesta campanha de recuperação de capitais.

"Estamos a levar a coisa como se de brincadeira se tratasse, isto que o executivo está a fazer não se vê em nenhuma parte do mundo”, disse.

O jurista e jornalista William Tonet também diz não colocar muita fé no tipo de recuperação anunciado pelo executivo.
...
William Tonet "Nao estamos a ser sérios, para isso era melhor nao falar em repatriamento”, disse afirmando que “nos últimos dias fala-se em montantes recuperados que já se encontravam em Angola e não são dinheiros de Angola, pertencem a uma empresa estrangeira contratada pelo governo para executar obras e o dinheiro serviria para pagar terceiros contratados por esta empresa".

No parlamento entretanto o governador do Banco Nacional de Angola José de Lima Massano disse que foram registados repatriamentos voluntários de capitais no período de graça de seis meses concedido por lei, mas sem solicitação dos seus benefícios.

XS
SM
MD
LG