Links de Acesso

Angola: novo site de notícias oferece oportunidade para estudantes de comunicação adquirirem experiência profissional


Hossi Sonjamba, director do portal de notícias Epito Repórter

A intenção é não só dar oportunidade aos estudantes, mas trazer novas vozes, novos pensamentos que não aparecem na esfera pública, explicou o director do portal de notícias Epito Repórter, Hossi Sonjamba.

Em Umbundu, a palavra “Epito” significa porta, e por isso foi escolhida como nome do mais novo portal de notícias de Angola, conforme explicou em entrevista à Voz da América o director do site, Hossi Sonjamba.

Nos últimos anos, Sonjamba tem trabalhado incansavelmente para fazer o projecto virar realidade.

“O Epito Repórter é uma iniciativa que surgiu em 2014… de uma necessidade quando eu estava fazendo o ensino médio de jornalismo ou comunicação social”.

Sonjamba lembrou que durante o seu período de estudo não havia aula prática no curso ou sequer estágio.

“Esse projecto surge para dar oportunidade aos futuros estudantes de comunicação social para encontrarem um sítio onde possam estagiar, onde possam escrever os seus artigos de opinião, textos jornalísticos ou qualquer coisa relacionada à questão de comunicação”.

Segundo o director, o Epito Repóter tem como objectivo acabar com a lacuna que existe na formação dos estudantes de comunicação ou jornalismo, quer sejam do ensino médio ou superior.

Sonjamba informou que o projecto está aberto, em qualquer parte de Angola, a estudantes e cidadãos interessados.

“O meu foco na verdade é os estudantes, mas eu tenho outros aspectos aos quais quero dar oportunidade. Epito é uma porta que se abre. É uma porta de passagem. É para dar oportunidade para as pessoas que têm uma forma diferente de pensar, que não têm a oportunidade de aparecer em outros órgãos mais tradicionais".

Portal Epito Repórter
Portal Epito Repórter

Para quem quiser saber mais, o website www.epito-reporter.com já está disponível. Sonjamba está a trabalhar para continuar expandindo o portal adicionando uma tv e uma rádio online num futuro breve.

“Não podemos ter uma tv física por questões de recursos, mas queremos incorporar tudo num só sítio".

Confira a entrevista para saber mais sobre o Epito Repórter.

Entrevista de áudio com Hossi Sanjamba
please wait

No media source currently available

0:00 0:06:49 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG