Links de Acesso

Angola: Livro vai revelar pormenores escondidos da luta de libertação


 Emanuel Kunzika
Emanuel Kunzika

Veterano da FNLA hoje com 90 anos revela fuzilamento do estado maior da ELNA

Cerca de quinze membros do Estado Maior da FNLA foram fuzilados por ordem de Holden Robeto na base de Kinkozou nos anos 70 devido a intrigas internas em que Ngola Kabango esteve envolvido, revela o antigo membro da FNLA Emanuel Kunzika.

please wait

No media source currently available

0:00 0:18:53 0:00
Faça o Download

Hoje com 90 anos Kunzika vai lançar em breve a sua obra “ A Luta de Libertação Nacional na formação da Nação Angolana”.

O lançamento do livro poderá acontecer até ao final de Dezembro ou no primeiro trimestre de 2016 na Cidade de Luanda.

Segundo o autor, a obra retrata desde o primeiro contacto entre portugueses e africanos na Foz do Rio Zaire em 1482, a ocupação e fixação portuguesa nos Reinos do Kongo e Ndongo, a guerra e resistência dos africanos à ocupação estrangeira, a criação dos movimentos de libertação em Angola, início da luta armada, o 4 de Fevereiro e o 15 de Março de 1961.

A formação do GRAE, os dez anos de convívio e intrigas com o então Presidente da FNLA, Holden Roberto, o 25 de Abril e a proclamação da independência de Angola a 11 de Novembro de 1975.

Emanuel Kunzika promete divulgar no livro sobre “A luta de Libertação na Formação da Nação Angolana”, algumas revelações ao pormenor sobre a apresentação da petição na ONU em 1961, exigindo a independência da colónia.

A morte por fuzilamento de quinze membros do Estado Maior da FNLA na Base de Kinkozou, bem como também pormenores sobre a morte de Deolinda Rodrigues, guerrilheira do MPLA.

Emanuel Kunzika é natural da Aldeia de Kintó, Maquela do Zombo, Província do Uíje.

Fez todos os seus estudos na República Democrática do Congo de 1938 a 1963.

Estudou igualmente nos Estados Unidos da América nas Universidades de Nova Iorque e Abraham Lincoln da Filadélfia, entre 1963-1968.

Na Universidade Nacional do Zaire (1970-1974), obteve um Diploma em Ciências Político-administrativas, com a apresentação de uma Monografia intitulada “A Formação da Nação Angolana e a Luta de Libertação”.

O escritor tem publicada as obras; “Petição para Angola à 16ª Assembleia da ONU, Nova Iorque, 1961”, “Unidade Angolana”, In Para Independência de Angola- Way, Léopoldiville (Kinshasa), 1963”. “ Formação da Nação Angolana pela Luta de Libertação, Monografia, Université Nacionale du Zaire, Kinshasa, 1974” e “Dicionário de Provérbios de Kikongo, Editorial Nzila, 2008”.

XS
SM
MD
LG