Links de Acesso

Angola: Governo investe milhões no abastecimento de água a Malanje


 Rio Kuije Malanje
Rio Kuije Malanje

Quase 500 mil pessoas vão beneficar

O Governo angolano investiu quase 97 milhões de dólares americanos em obras de construção de sistemas de abastecimento de água em sete sedes municipais na província de Malanje.

Governo ivenste em água para Malanje - 2:16
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

O projecto, sob orientação do Ministério da Energia e Águas, prevê beneficiar a partir do próximo ano 448.877 habitantes das capitais dos municípios de Malanje, Marimba, Cangandala, Caculama, Quela, Kiwaba-Nzoji e Massango.

As empresas chinesas CPP e Sinomach foram as seleccionadas para executar as obras, dentro dos acordos que trouxeram a Angola uma linha de financiamento da China.

O município de Malanje, com perto de um milhão de habitantes, poderá ver elevada a capacidade de produção de água a partir do rio Kuije, de 500 a 717 metros cúbicos de água/hora, com uma rede de 75 quilómetros e cera de oito mil ligações domiciliares.

secretário de estado das águas Luís Filipe da Silva
secretário de estado das águas Luís Filipe da Silva

Durante uma semana em Malanje, o secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, reafirmou a importância do programa para as populações urbanas e rurais.

Em Malanj,e faltam “oito municípios que também estão na nossa agenda, alguns deles já têm obras adjudicadas com todas as condições para arrancar de imediato, por exemplo Cacuso e Calandula, e há outras que têm também obras em bastante fase do processo administrativo”, confirmou.

As populações do bairro Carreira de Tiro, a norte desta cidade enfrentam enormes dificuldades, chegado a consumir água imprópria.

A autoridade tradicional João Zumbuca Ribeiro admitiu que o programa do Governo central poderá minimizar parte dos problemas.

“Acredito que esta é sem dúvida um dos projectos que vai ajudar a mudar, pelo menos a melhorar substancialmente as condições de vida da população de Malanje”, reconheceu Ribeiro.

XS
SM
MD
LG