Links de Acesso

Angola Fala Só: Bilhete Identidade Sebastião Martins


Sebastião Martins
Sebastião Martins

"A política em Angola é apaixonante e desafiante", considera o ex-ministro do Interior.

Nesta Sexta-feira, 11 de Setembro, o Angola Fala Só tem como convidado Sebastião Martins, académico, autor da obra "Labirintos Mundiais", leigo em matéria de religião e com uma breve passagem pela política. Sebastião Martins está a doutorar-se em Ciências Políticas e dentro da sua formação conta também com a especialização em Alta Direcção de Inteligência e Segurança. Em 2010, torna-se Chefe do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado, tendo exercido funções até Novembro de 2013. No período de 2010 a 2012, cumulou funções de Ministro do Interior.

Nome: Sebastiao Martins "Potácio"

Data de Nascimento: Abril 61

Local de Nascimento: Luanda

Estado civil: Casado

Filhos: 3 de 33, 30, 27

Profissão: Gestor/Economista

Formação: Bacharel em Economia pela Universidade Agostinho Neto; Licenciado em Gestão pela Universidade Aberta de Lisboa; Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, sendo actualmente doutorando em Ciências Políticas no mesmo Instituto.

Pós-Graduado em Gestão Aplicada às Administrações Públicas pela Universidade Politécnica de Madrid e em Segurança Nacional pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Lisboa.

Em Israel, obteve diploma em Alta Direcção de Inteligência e Segurança. Frequentou um curso de aperfeiçoamento leccionado pela Escola dos Altos Estudos Internacionais de Paris. Na Rússia, obteve diploma em Gestão dos Órgãos de Inteligência e Segurança do Estado.

Destino em Angola: Kibala - Kuanza-Sul

Lema de vida: "Em tudo amar e servir" (Santo Inácio de Loyola)

Curiosidades: Católico Apostólico Romano, simplicidade, ir a missa ao Domingo, rezar ao acordar, nenhuma superstição em especial.

Hobbies: Ouvir Jazz, Blues e Bossa Nova; ginásio e leitura. Ultimamente alguma curiosidade culinária.

A ler: The Quest: Energy, Security, and the Remaking of the Modern World de Daniel Yergin / Guerra e Paz de W.S. Van der WAALS

Música: Abraham, Martin and John - Marvin Gaye ; Georgia On My Mind - Ray Charles ; Look Of Love - Diana Krall ; Verdade Chinesa - Emilio Santiago

Prémios/ distinções: Várias mas a que de facto conta para mim foi o prémio que Deus me deu: Uma esposa e três filhos maravilhosos.

Detenções: Nenhuma

A política em Angola... Apaixonante e desafiante quanto ao futuro!​

Onde estava 11 de Novembro de 1975?
Em Luanda, testemunhando o acto da proclamação da independência no Largo 1º Maio

XS
SM
MD
LG