Links de Acesso

Angola Fala Só: Bilhete de Identidade de José António


José António, líder dos ex-trabalhadores angolanos da antiga República Democrática da Alemanha (RDA)
José António, líder dos ex-trabalhadores angolanos da antiga República Democrática da Alemanha (RDA)

José António é o líder dos ex-trabalhadores da antiga República Democrática da Alemanha, ou Alemanha do Leste, como também era conhecida.

José António, líder dos ex-trabalhadores da antiga RDA, é o convidado desta Sexta-feira, 17 de Outubro, do Angola Fala Só. Pioneiro de Agostinho Neto, trabalhou na Alemanha do Leste quatro anos, numa linha de montagens de automóveis. Defende a transparência do contrato celebrado entre o Estado angolano e o alemão e luta pela inserção dos ex-trabalhadores da RDA no sistema da legislação laboral de Angola.

Nome: José João António

Profissão: Gestor de projectos

Data de Nascimento: 24 de Abril 1965

Local de Nascimento: Luanda

Estado civil: Em união de facto

Filhos: 5

Destino em Angola: Luanda, por ser o local que conhece melhor e onde se sente mais seguro.

Lema de vida: Sinceridade.

Curiosidades: Gosta de isolamento, de estar consigo próprio.

Hobbies: Leitura.

Está a ler: "Manana", de Uanhenga Xitu

Música: Gosta do estilo de Anselmo Ralph, mas os seus cantores preferidos são Bonga e Paulo Flores.

Experiência na RDA: Foi para a Alemanha do Leste em 1985, onde passou quatro anos a trabalhar na área de montagens de automóveis. Conta que a maior experiência foi conviver com a cultura europeia. Nessa altura, diz, não havia diferença entre as pesoas, talvez por se tratar de um sistema comunista, em que sentiam que eram todos iguais. Fez parte do primeiro grupo que foi para aquele país. Eram entre 70 a 80 indivíduos.

Causa que defende: Defende a transparência do contrato celebrado entre o Estado angolano e o alemão, com o obejctivo de ser ressarcido o valor prometido na altura em que foram para a Alemana do Leste, bem como a inserção "justa" no sistema de reforma de Angola (fazer um enquadramento do acordo para a legislação do trabalho vigente em Angola).

Onde estava no 11 de Novembro de 1975:

Estava em Luanda, no Bairro Neves Bendinha, tinha 10 anos. Estava na rectaguarda a apoiar os combatentes do MPLA contra a invasão, em Caxito, das tropas sul-africanas e "mercenários" que apoiavam a FNLA. Era pioneiro de Agostinho Neto, a inocência da idade permitia o desafio.

XS
SM
MD
LG