Links de Acesso

Angola Fala Só: Bilhete de Identidade de Rafael Morais


Angola, Rafael Morais activista SOS Habitat - Luanda
Angola, Rafael Morais activista SOS Habitat - Luanda

O Activista da SOS Habitat reconhece que a colonização não é boa para povo nenhum

Muitas vezes confundido com Rafael Marques de Morais, Rafael Morais é igualmente activista, mas no campo da habitação. O coordenador da SOS Habitat é o convidado desta Sexta-feira, 11, do Angola Fala Só.

Nome: Rafael Francisco Morais

Profissão: Contabilista / estudante de Direito

Data de Nascimento: 20 Abril 1970

Local de Nascimento: Conda - Kwanza Sul

Estado civil: Solteiro

Filhos: 6

Destino em Angola: Lubango - Huíla, pela Serra da Leba e pela própria tradição da província, onde as pessoas têm gosto em presevar a sua cultura.

Lema de vida: A vida deve ser preservada, devemos respeitar a vida humana.

Curiosidades: Tem em Nelson Mandela, Ghandi e Martin Luther King as suas maiores referências.

Detenções: Várias e conta pelo menos três. A última foi este ano. O trabalho na SOS Habitat "choca" com os interesses de muita gente e acaba por ver-se envolvido em alguns conflitos.

No dia 16 de Junho de 2014 foi detido quando, após uma chamada, chegou ao local onde vive, o bairro Esperança no Zango II, onde estava a polícia com ordem de demolição de uma série de casas, incluindo a sua. Dirigiu-se ao comandante da Polícia e ao enfrentá-lo foi detido. Esteve no carro da polícia durante 30 minutos.

Onde estava no 11 de Novembro de 1975:

Estava na Conda com os meus avós. O meu pai trabalhava numa fábrica de moagem de milho e era pago com fuba. Não tinha salário. Quando tínhamos que comprar alimentos íamos à loja do mesmo dono da fábrica e o valor das compras era descontado na quantidade de fuba que ele recebia no final do mês.

As pessoas não tinham liberdade, a colonização não era salutar para a vida social de um povo. Por isso a independência foi vista como algo bom.

Facebook: Rafael Morais

XS
SM
MD
LG