Links de Acesso

Angola Fala Só, Bilhete de Identidade de Rafael Marques


Rafael Marques de Morais, jornalista e activista
Rafael Marques de Morais, jornalista e activista

Esta semana na rubrica "Angola Fala Só", fala Rafael Marques de Morais. Activista, vencedor de vários prémios internacionais, voz activa contra a corrupção, tem um BI especial do Angola Fala Só.

Esta Sexta-feira, 9, a conversa é com Rafael Marques. Mais do que uma voz activa na sociedade angolana é também pai, não gosta de carne nem peixe e teve a avó como "escudo humano" na altura da independência.

Nome: Rafael Marques de Morais
Profissão: Jornalista e Activista dos Direitos Humanos

Data de nascimento: 1971
Local de nascimento: Luanda (mas é malanjino)

1ª detenção: Outubro de 1999
Última detenção: Setembro de 2013
2005: Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas condena o Governo angolano a pagar-lhe uma indeminização no valor de 70 mil dólares americanos (que ainda não recebeu)

Prémios: reconhecido internacionalmente com Percy Qoboza (2000); Civil Courage (2006) e Prémio Integridade da Transparência Internacional (2013)

Curiosidade: Vegetariano há 25 anos

Onde estava no 11 de Novembro de 1975?
Em Malanje com a família.
Lembro-me muito bem dos tiros e da minha avó a tentar cobrir-me com o seu corpo, mas não sabíamos se era a independência ou não.
Estávamos numa zona que era um ponto de disputa entre três frentes e como várias famílias angolanas, umas conseguiram fugir outras não. Nós fomos dos que não conseguiram fugir.

Na Internet
http://makaangola.org/
https://www.facebook.com/rafael.marquesdemorais
@makaangola

XS
SM
MD
LG