Links de Acesso

Angola Fala Só: Bilhete Identidade Nito Alves


Angola, Nito Alves, jovem activista
Angola, Nito Alves, jovem activista

Não o confudamos com o fraccionismo, embora o seu nome seja uma homenagem àquele que um dia tentou enfrentar o Estado angolano.

Quem nunca ouviu falar de Nito Alves?
Não o Nito de 1977, mas o Nito de 2011, detido por liderar uma manifestação e que aguarda agora julgamento esta Quinta-feira, 19, no Tribunal Municipal de Viana, Pelas 8:30 da manhã, na 10ª Secção do Tribunal de Viana em Luanda.

Nito seria o convidado do Angola Fala Só de 20 de Junho de 2014. Activista e defensor dos direitos humanos, o jovem estudante tinha julgamento para 19 de Junho, mas o mesmo foi adiado para 1 de Julho de 2014.
Devido à mudança na data do julgamento de Nito Alves, ele não vai poder participar no programa desta Sexta. O convidado é Zola Ferreira, Advogado de Nito Alves.


Nome: Manuel Chizonde Baptista Nito Alves

Profissão: Estudante/ activista

Data de Nascimento: 15 de Abril 1996
Local de Nascimento: Cachiungo - Huambo

Estado Civil: Solteiro

Destino em Angola: Huíla e Bengo são os locais para onde vai quando precisa de reflectir, analisar o país. A Huíla por causa do clima, o Bengo porque, segundo Nito, muitos dos intelectuais mortos em 1977 eram do Bengo.

Lema de vida: Respeitar a posição de todas as pessoas, ajudar a construir um mundo mais organizado.

Curiosidades: Não usa cor vermelha, porque representa sangue, o que o deixa traumatizado.

Detenções: Já foi detido 10 vezes.
A primeira vez foi em Dezembro de 2011, depois de uma manifestação no Cazenga, quando foi levado para a 9ª Esquadra no Sambizanga, acusado de tentar criar distúrbios em Luanda. Ficou detido oito horas.
A 12 de Setembro de 2013 foi detido na gráfica onde imprimia o material para a manifestação de dia 19 de Setembro do mesmo ano. Ficou detido um dia na Esquadra da Capalanca, 48 dias na Direcção Provincial de Investigação Criminal (DPIC) e outros 9 na Comarca Central de Luanda.
A 3 de Maio de 2014 foi detido novamente, quando se envolveu numa manifestação pela liberdade de imprensa.
A 27 de Maio de 2014 foi a sua última detenção.
A 19 de Junho deste ano Nito Alves é presente a julgamento.

Onde estava no 11 de Novembro
Uma vez que não era nascido, perguntámos a Nito onde gostaria ter estado se pudesse escolher:
"Não me afiliaria a nenhum partido político, estaria como um simples cidadão angolano em Luanda e não iria para a Praça de Independência.

Na Internet: Facebook
XS
SM
MD
LG