Links de Acesso

Angola Fala Só: Bilhete de Identidade Pedro Gomes


Pedro Gomes FNLA
Pedro Gomes FNLA

"Quero o bem-estar do povo, que cada um de nós desfrute de facto da independência", Pedro Gomes, da FNLA, para o BI do Angola Fala Só.

Esta sexta-feira, 14, a conversa no "Angola fala Só" é com Pedro Gomes,
Secretário para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais da FNLA. O político é aquilo a que se costuma chamar um homem de sete ofícios: é professor universitário, economista, urbanista e funcionário público. Foi militar da FNLA na luta pela independência e considera-se uma pessoa de convicções fortes: "Não quero ser ministro a todo o custo".

Nome: Fernando Pedro Gomes
Profissão: Secretário para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais da FNLA

Estado Civil: Solteiro (maior)
Filhos: Quatro

Data de nascimento: 20 de Agosto 1957
Signo: Leão
Local de nascimento: Nambuangongo

Destino em Angola: Malanje, por causa das Quedas de Calandula e da Baixa de Cassanje. Lubango, por causa do clima, mais temperado.

Frase: "Lutar pelas nossas convicções até às últimas consequências."

Curiosidades: A gastronomia angolana não cansa. É um pouco fanático pelo funge com carne seca, ou com bagre ou com muteta.

Onde estava no 11 de Novembro de 1975?
Estava entre o Kifangondo e Caxito. Era militar e estava do outro lado da barricada, a lutar pela FNLA para entrar na cidade de Luanda. Estávamos a recuar, os combates entre 8 e 10 foram muito fortes. Nós queríamos festejar o 11 de Novembro em Luanda, não conseguíamos conter as lágrimas, sentimos alguma frustração, foi desolador.
XS
SM
MD
LG