Links de Acesso

Angola Fala Só - Zenilda Volola: "Por que não acreditar? Nossos velhos não tiveram essa esperança"


Zenilda Volola, jornalista angolana
Zenilda Volola, jornalista angolana
29 Mar 2019 AFS - Por que não acreditar? Nossos velhos não tiveram essa esperança"
please wait

No media source currently available

0:00 0:59:59 0:00

“Quero estar optimista numa Angola melhor”, disse a jornalista Zenilda Volola no programa Angola Fala Só, no qual defendeu a necessidade de uma maior valorização das mulheres nas redacções, nomeadamente a nível dos cargos de chefia.

Na conversa com ouvintes e internautas, a jornalista abordou a presença das mulheres no jornalismo que, segundo ela, devem olhar para os temas que afectam a mulher.

“Há necessidade de uma maior integração nas redacções, onde ainda existe alguma timidez em apostar nas mulheres, e certas discrepâncias nos cargos de chefia”, sublinhou Volola, que, no entanto, reconheceu haver uma maior abertura dos órgãos públicos.

Para a jornalista, um sinal é a “maior distribuição de temas” com mais espaço para temas sociais, “ao contrário do que acontecia anteriormente quando assuntos políticos dominavam a agenda”.

Outras questões colocadas pelos participantes prenderam-se com o combate à corrupção e as promessas de João Lourenço, em particular quanto à criação de 500 mil empregos.

Zenilda Volola lembrou que o Presidente encontrou uma casa “desarrumada” durante anos e que há que dar algum tempo para se verem os resultados.

“Eu cresci ouvindo os mais velhos dizer que não havia esperança e agora quer estar optimista numa Angola melhor”, disse ante à pergunta de um ouvinte, reiterando ser necessário “dar uma oportunidade ao Presidente que, em pouco mais de ano e meio, deu sinais de querer fazer mudanças.

“Continuo a acreditar numa Angola melhor, os mais velhos não tiveram esta esperança”, sublinhou a antiga jornalista da Rádio Ecclesia, “onde cresci muito devido à liberdade de que dispunha”, que agora diz estar “numa nova fase” na TPA.

Na conversa, Volola abordou a violência contra as mulheres, que, para ela, deve merecer um combate de todos e disse que o país "vive uma era de esperança".

XS
SM
MD
LG