Links de Acesso

Angola Fala Só - José Ganga: "Os ferroviários são trabalhadores que sofrem"


Angola Fala Só
Angola Fala Só

Trabalhadores dos Caminhos-de-Ferro de Luanda iniciam greve por tempo indeterminado na segunda-feira

11 Jan 2019 AFS José Ganga: "Os ferroviários são trabalhadores que sofrem"
please wait

No media source currently available

0:00 0:59:59 0:00

A paciência dos trabalhadores angolanos com as promessas está a chegar ao fim, disse José Baranga Ganga, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Caminhos-de-Ferro de Luanda.

No programa “Angola Fala Só”, Ganga comentava uma notícia de um jornal angolano que afirmou que 2019 poderá ser marcado por grande instabilidade laboral no sector deos caminhos-de-ferro.

Os trabalhadores de Luanda deverão entrar em greve por tempo indeterminado na segunda-feira, 14, para pedirem diversas reivindicações entre as quais um aumento salarial de 80 por cento.

O sindicalista disse que numa reunião de 12 horas esta semana com representantes da empresa e do Governo fez-se algum avanço em determinadas questões, mas a reivindicação salarial não produziu qualquer avanço.

A empresa diz não ter os meios financeiros para satisfazer essa reivindicação e os trabalhadores rejeitaram a possibilidade de suspenderem a greve enquanto prosseguem as negociações.

“Mas estamos abertos ao diálogo”, disse.

O sindicalista confirmou que o último aumento salarial aconteceu em 2011 e que o salário mais baixo é de 40.000 kwanzas, cerca de 130 dólares por mês.

A nível dos trabalhadores, o salário máximo pode ir até aos 125 mil, ou seja cerca de 400 dólares mensais.

No que diz respeito às condições de trabalho, José Baranga Ganga afirmou que a segurança no trabalho é algo de grande preocupação para o sindicato e os trabalhadores.

“Não há botas, luvas, capacetes”, denunciou o sindicalista, acrescentando que "os trabalhadores vão para o local de reparações de chinelas e algumas vezes têm que pegar em carris quentes sem luvas”.

Ganga concluiu que neste aspecto houve avanços pois esse tipo de material começa a ser fornecido.

XS
SM
MD
LG