Links de Acesso

Angola Fala Só - General Paka: "João Lourenço está nas brumas à procura da luz"


General Paka
General Paka
21 Jun 2019 AFS - General Paka: "João Lourenço está nas brumas à procura da luz"
please wait

No media source currently available

0:00 0:59:59 0:00

As contradições dentro do MPLA “vão durar muitos anos” e tendem a “agudizar-se cada vez mais”, disse o general Pacavira Mendes de Carvalho “Paka”.

Falando no programa “Angola Fala Só” o General Paka disse que o MPLA não é um partido, mas sim “uma frente de correntes, de vários grupos de interesse” pelo que é natural que essas contradições continuem.

O general Paka disse que o Presidente João Lourenço está numa posição dificil já que o seu predecessor, Eduardo dos Santos não preparou uma transição como deveria ter sido feita.

Eduardo dos Santos “não lhe passou nada”, disse, afirmando que o actual presidente entrou para a sua posição “em desconhecimento total” da realidade económica do país.

“João Lourenço está nas brumas à procura da luz”, disse o general

“Eduardo dos Santos deixou tudo armadilhado”, acrescentou o oficial na reserva para quem “os angolanos não devem perdoar” aqueles que deixaram o país na ruína.

O general concordou que o trabalho do governo de João Lourenço “não é ainda satisfatório” mas fez notar que João Lourenço “está a tentar estancar a destruição”.

“Temos que ter paciência pois em dois anos não se consegue remendar desastres de 38 anos”, afirmou acrescentando que o governo angolano “não tem dinheiro”

“Quem tem o dinheiro são os marimbondos”, acrescentou.

O general Paka disse que “a luta contra a corrupção tem que ser levada a cabo a qualquer custo”, pois o futuro do país depende disso, acrescentando que “não há perseguição a indivíduos.”

“É um problema de justiça não é de perseguição”, disse.

Apesar de haver problemas “na gestão de alguns tribunais” os angolanos devem usar o sistema judicial na sua luta pelos direitos e pela justiça.

“Não há que temer”, afirmou descrevendo antigos associados de José Eduardo dos Santos como “um bando de cobardolas”.

Contudo afirmou que o actual presidente “tem que ir devagar” para “não provocar mais desequilíbrios na balança económica”.

“É um exercício muito complicado”, afirmou

O General Paca foi interrogado por um ouvinte sobre a recente controvérsia envolvendo a filha de Eduardo dos Santos , “Tchizé”, que foi suspensa do Comité Central do MPLA depois de ásperas criticas ao actual presidente.

“Tchizé é a filha que todos nós devíamos ter”, disse o general afirmando que todos devem ter a liberdade de expressão.

“Pelo menos ela é de princípios”, acrescentou

XS
SM
MD
LG