Links de Acesso

Angola: especialistas aplaudem medidas para evitar coronavírus, mas advertem para limitações


Aeroporto 4 Fevereiro, Luanda

Entra em vigor na terça-feira, 3, a proibição de entrada em Angola de cidadãos provenientes de países com casos autótones do novo coronavírus, como medida preventiva contra “a expansão da epidemia no país”.

Angola proibe entrada de cidadãos de paísses afectados pelo coronavírus - 2:49
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:50 0:00


Especialistas consideram que, aexemplo de muitos países, as autoridades não têm outra escolha, mas advertem para as condições da quarentena a que são sujeitos algumas pessoas que chegaram ao país nas últimas semanas.

O Ministério da Saúde (MINSA) determinou, por decreto, que, enquanto durar a epidemia, fica vetada a entrada no país dos cidadãos da China, Coreia do Sul, Irão, Itália, Nigéria, Egito e Argélia.

O médico e especialista em saúde pública, Maurílio Luyele, defende uma atualização periódica dos países a incluir na medida devido ao surgimento de novos contágios um pouco pelo mundo.

“O Governo de Angola está aos poucos a tomar consciência da gravidade da situação”, reconheceu.

Epidemia de coronavirus está a afetar negócios e economia da Nigéria
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:16 0:00

Para o académico João Lukombo, “tratou-se de uma medida acertada” apesar de inibir a entrada de empresários chineses no país.

Num despacho anterior, o MINSA tinha anunciado que cidadãos com passagem pelos países com casos de coronavírus ou que tenham estado em contato com doentes infetados serão obrigados, ao chegar Angola, a uma quarentena obrigatória de pelo menos 14 dias.

Coronavírus: Cientistas procuram vacina
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:42 0:00

Lukombo adverte, entretanto, que “o país nem tem capacidade” para colocar as pessoas em quarentena “em condições humanamente aceitáveis”.

Angola não registou ainda qualquer caso da doença e tem monitorado os passageiros que chegaram da China nas últimas semanas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG