Links de Acesso

Angola entre os 13 países mais vulneráveis ao terrorismo


Índice de Terrorismo Global
Índice de Terrorismo Global

A conclusão está no Índice de Terrorismo Global de 2014 publicado hoje pelo Instituto para Economia e Paz(IEP), com sede na Austrália.

Angola consta na lista dos países que correm o maior risco de serem afetados por ataques terroristas durante os próximos anos, segundo o Índice de Terrorimo Global de 2014, apresentado esta terça-feira, 18, em Londres pelo Instituto para a Economia e Paz (Institute for Economics and Peace IEP), com sede na Austrália.

Outros países africanos incluídos no grupo são Burundi, Mali, República Centro-Africana, Costa do Marfim, Etiópia e Uganda. Os demais são Bangladesh, Irão, Israel, México, Birmânia e Sri Lanka.

O relatório concluiu existir uma forte ligação estatística entre a pobreza e o terrorismo. Outro dado curioso é que muitas pessoas com educação superior e da classe média nos países desenvolvidos estão a unir-se também a grupos terroristas.

Para elaborar o relatório, o Instituto para a Economia e Paz (IEP) considerou vários factores como a ocorrência de execuções extrajudiciais, a falta de direitos políticos das mulheres, a falta de coesão intergrupal ou a instabilidade política.

Angola terá sido incluído no grupo de países em risco devido a outra factor descoberto pelos investigadores: “países que vivem em paz, mas que têm altos níveis de perseguição política e baixos níveis de coesão intergrupal (…) estão em risco de aumentar a actividade terrorista”.

De acordo com o documento o Iraque foi o país mais afectado pelo terrorismo, com 2.492 ataques ano passado que mataram 6.362 pessoas.

Em 2013, 24 países sofreram ataques terroristas que mataram mais de 50 pessoas. Houve 75 países que não experimentaram nenhum ataque terrorista.

O IEP estuda a evolução dos ataques terroristas no mundo desde 2000 e apresentou o seu primeiro Índice de Terrorismo Global em 2012.

XS
SM
MD
LG