Os governos de Angola e Brasil acordaram atribuir vistos de dois anos aos seus cidadãos com permanências de até 90 dias.
Segundo decreto presidencial de 21 de Agosto publicado ontem, 28, no Diário da República de Angola, a medida visa “beneficiar a prospecção de mercado, reuniões de negócios, negociação de projectos de investimento ou viagens de empresários e quadros dirigentes.
Em Junho , os presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, e do Brasil, Dilma Roussef, assinaram um protocolo que visava a facilitação de vistos, e cujo primeiro passo é a concessão de vistos de dois anos.
Na ocasião, a presidente brasileira disse que "Brasil e Angola são países irmãos. Nós discutimos hoje como potencializar nossas relações de negócio. O visto de negócio terá duração de 24 meses".
Com esta medida os dois países pretendem promover o desenvolvimento dos laços sociais, económicos, culturais e de intercâmbio nos diversos domínios, no entanto, os beneficiados não poderão desenvolver qualquer actividade remunerada.
Angola e Brasil já possuem um acordo semelhante para vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.