Links de Acesso

Angola “desperdiçou tempo e dinheiro” na diversificação da economia


O preço do barril de Petróleo Brent- padrão para Angola - estava hoje a ser comercializado nos Estados Unidos a 22,24 dólares o barril, o que para Angola é desastroso e levanta mais uma vez a questão da diversificação da economia

.Com o país na luta contra o impacto da Covid-19, por isso sem margens para acumular atrasados, analistas alertam que velhos problemas se mantêm actuais, sublinhando que o Estado esteve mal na escolha de projectos.

A agricultura contou sempre com orçamentos 8 por cento abaixo dos 10 recomendados na SADC, ficando privada de assistência técnica à maior parte dos 2,8 milhões de camponeses, responsáveis por mais de 80% de toda a produção nacional.

O técnico José Maria Katyavala, quadro da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), apoiado em dados oficiais disponíveis, afirma que o Governo desperdiçou cerca de 2 mil milhões de dólares em grandes projectos, hoje falidos e na mira das privatizações.

“Falhou a política agrária, basta olharmos para a última campanha, apenas 4% de famílias foram apoiadas”, disse Katyavala para quem “com apoios, o país estaria em melhores condições para encarar esta crise do petróleo”.

“Oxalá tenhamos aprendido, mas não há milagres, há produtos que exigem uma espera de meses e até anos’’, acrescentou.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG