Links de Acesso

Angola: Aumentam tentativas de saque a camiões com alimentos


Polícias no local da última tentativa de assalto a um camião com produtos alimentares
Polícias no local da última tentativa de assalto a um camião com produtos alimentares

A pobreza e o desespero da fome estão a provocar um novo e preocupante fenómeno em Angola, nomeadamente assaltos a camiões transportando produtos alimentares .

Aumentam ataques a camiões com produtos alimentares – 1:49
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:49 0:00


Há poucos dias atrás por exemplo um camião com várias toneladas de arroz na cidade do Lobito, na província angolana de Benguela, foi assaltado tendo desaparecidos 556 sacos.

,Outro camião nesta terça-feira, 28, após er avariado num troço esburacado teve que terprotecção policial para afugentar populares que pretendiamsaquea-lo.

Os veículos pertenciam a companhia Angoalissar, uma das maiores importadoras do país mas anteriormente ja se tinhamr egistado assaltos a camiões do grupo Leonor Carrinho.

No local onde a presença policial impediu o saque uma testemunha, de nome Marta disse que várias pessoas se preparavam para saquear o caimão quando a polícia chegou.

Outra testemunha, José Pedro disse que os produtos foram salvos do saque porque “odono rápido ligou para a Polícia para não ser invadido e reoubado o produto de primeira necessidade por causa da fome.

João Misselo da Silva, quadro da Organização Humanitária Internacional (OHI), disse que os ataques se devem à falta de segurança alimentare disse que isto está acontecer “também em outras paragens do país”.

“As pessoas vão arrombar camiões para tirar alimentos”, sublinho o activista, acrescentando que “há enorme preocupação da população em carência bastante crítica e o Governo não tem visão política para resolver isto”.

O sociólogo Victorino Roque disse que não é de estranhar que isto esteja a acontecer.

“O garante do bem-estar das famílias contribui para a segurança pública, e quando faltam estes bens, numa altura em que agudiza o quadro, os cidadãos pautam por opções que excluem a moral”, disse,

Representantes da Angoalissar não quiseram prestar declarações.

XS
SM
MD
LG